artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Quadrinhos

A Verdadeira História do Grupo Visuart
Jefferson Vieira Barboza

Sei que fica difícil falar sobre uma história que ocorreu há quatorze anos atrás, quando o Grupo Visuart começou e terminou. Em 1994 o mundo era outro, a Internet estava começando no Brasil (lentamente, com conexão discada...), nos games Super Street Fighter II Turbo era o máximo, morreram o piloto Ayrton Senna e o roqueiro grunge Kurt Cobain, Frank Miller criou Sin City e um grupo de cinco fazineiro e desenhistas a maioria desconhecida ao grande publico decidem ministrar um curso de histórias em quadrinhos no Margs, o primeiro curso desse tipo em seus quarenta anos de existência!

Porto Alegre aos poucos aderia aos Mangás e Animes (quadrinhos e animações japonesas..), era um momento muito propicio para o sucesso desse tipo de curso. Anteriormente o mesmo grupo (eu, Marcelo T. Silveira, Jerônimo F. Souza, Daniel HDR e outros, o Marcos P. Gomes aderiu ao grupo depois...) reunia-se aos sábados à tarde em uma lanchonete do centro da cidade, conhecida com Big Burger apenas para trocar informações sobre, quadrinhos, cinema, vídeo, musica e “abobrinhas”. Essas reuniões eram divertidas (por vezes tediosas ou uma “fogueira de vaidades” para inflar o ego de poucos...), mas não eram muito produtivas, foi ai que surgiu a idéia de criar o curso de quadrinhos, quase por acaso e sem nenhuma pretensão. Alguns ainda perguntava se íamos “cobrar por isso”!


Jefferson em em sala de aula no Margs

É bom lembrar, que outros (até mais conhecidos...) já haviam tentado algo parecido em Porto Alegre sem o mesmo sucesso. A identificação do publico jovem com nosso curso foi imediata. O curso era completo, aos sábados nos torreões do Margs, os alunos aprendiam a desenhar e escrever histórias em quadrinhos, tanto no gênero super-herói e Manga. Também desenvolviam um projeto de uma história em quadrinhos completo para posterior publicação em um Fanzine (publicação independente e amadora em geral feita em xerox ou off-set), no total do período de quase quatro anos tivemos aproximadamente algo entorno de 500 alunos entre os cursos e eventos ligados a quadrinhos e assuntos afins, até meados de 1996. Neste ano aconteceu o maior evento em Histórias em Quadrinhos que a cidade já viu em sua história, o Quadrimania, no qual nosso grupo foi o principal organizador junto com a direção do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa.

Apogeu e queda, claro que o “sucesso” não ia durar para sempre, em pouco tempo já tínhamos vários “concorrentes na praça” além das disputas internas pela liderança do grupo e a partilha dos lucros (generosos nos bons tempos...), “onde o dinheiro entra acaba a amizade”. Movido pela ganância (não confundir com ambição...) um certo “colega do grupo” (eu prefiro não citar o nome, mas alguns já sabem de quem estou falando...) resolveu levar vantagem montando curso em paralelo ”travestido” de “Estúdio de Quadrinhos”, digamos que o dito cujo ainda goza de uma “boa reputação” até hoje, em função da sua “esperteza” (não confundir com inteligência...) apoiado por um dos membros do grupo, situação que foi a gota da água que faltava.

Acredito que com isso aprendi muito mais sobre o que natureza humana tem de pior do que administrar uma sociedade “artística”. Sociedade desfeita, indicado o nome de um grupo substituto formado por ex-alunos conhecido por Legião que continuou a ministrar cursos no Margs de 1997 a 2006, dentro do mesmo esquema que havíamos criado. Grupo desfeito, cada um de nós seguiu seu caminho, alguns ainda trabalhando no ramo ou em outras áreas afins.


04/09/2008

Compartilhe

 

Comentários:

Olá,de que época era esta foto?Participei deum curso em 96.Ha poucos minutos achei aqui em casa o fanzine, fiquei emocionada, pois estava grávida na época do curso, e nunca mais desenhei.Abraços
Juliana Fredes, porto alegre 06/01/2013 - 00:23

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "080805" no campo ao lado.
 
  

 

  Resenhas

As resenhas pubicadas no portal Artistas Gaúchos são de inteira responsabilidade dos articulistas. Se você deseja enviar um texto, entre em contato com o editor do portal. Não é necessário estar cadastrado no portal para enviar resenhas e a veiculação ou não é uma escolha editorial.

editor@artistasgauchos.com.br


Colunas de Resenhas:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na