artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

As Feiras do Livro são uma festa
Uili Bergamin

Como todo leitor que se preze, gosto de circular por Feiras do Livro. As Feiras são uma Festa, como respondi a uma repórter que me abordou tempos atrás entre os saldos de uma banca.

Para mim, pelo menos, é Festança. O local onde encontro amigos, onde conheço gente bacana e onde gasto meu dinheiro com prazer. Danço entre uma livraria e outra, ouço músicas vindas de bocas ilustres. Músicas de qualidade, de autores renomados ou nem tanto. Local onde as crianças se divertem e mostram-se felizes. Onde adultos lançam olhares sequiosos por conhecimento. Tem coisa mais bonita que uma criança, ou mesmo um adulto, atento às palavras de um mestre numa palestra ou bate-papo, bebendo de suas palavras, na ânsia por se tornar pessoa melhor? Ora, isso é raro e, portanto, digno de nota.

A Feira é também local de troca. Escritores trocam com escritores. Leitores trocam com escritores. Leitores trocam com leitores. Trocam livros, experiências, elogios e críticas. Tudo muito bem-vindo. A Feira é democrática, é do povo. A Feira é um mundo. O mais próximo do ideal que se pode chegar.

Nossa Festa, em Caxias do Sul, para quem não sabe, é a segunda maior do estado. Nosso estado, para quem não sabe, é um dos que mais lê no Brasil. E nossa região, a da Serra Gaúcha, é uma das que mais consome livros no Rio Grande do Sul. Isso nos coloca muito bem na foto, e uma foto nessa Festa, nos faz até mais belos. Sempre pode melhorar, é verdade, e deve, mas comparativamente ao resto do país, estamos muito bem, obrigado.

Nossa Feira é exemplo. Um belo exemplo que vem sendo seguido por outras cidades. Tive o prazer de ser convidado para outras, em todo o estado: Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Veranópolis, Gramado, Carlos Barbosa, Boa Vista do Sul, Paraí, Cotiporã, Nova Prata, Passo Fundo, Palmeira das Missões entre outras, são municípios que passam a valorizar cada vez mais o saudável hábito da leitura. Sem contar as escolas, que dentro de seus muros passam a também promover Feiras aos pais e alunos. Eis uma das poucas iniciativas com real potencialidade de transformar o mundo (antes as pessoas, pois esta é a ordem).

Assim, fica minha dica para que participem destes eventos. Prestigiem. Tenham a pretensão de torná-los ainda maiores. Deixem de tomar algumas cervejas, aguardem mais um pouco para trocarem de sapatos. Seu time não irá perder o jogo se você deixar de ir ao estádio uma única vez.

Quem sabe um dia não nos igualemos aos países de primeiro mundo em termos de leitura. E, tenho certeza, assim que isto acontecer, em pouquíssimo tempo seremos país de primeiro mundo em todos os sentidos.

Vá à Feira. É uma Festa.

 

Uili Bergamin - www.uilibergamin.blogspot.com


04/10/2010

Compartilhe

 

Comentários:

Gostei muito deste artigo.Concordo contigo.As feiras são festas ,onde se respira literatura.Nossa 25ª Feira do livro ,em Osório,realizada em novembro/dezembro de 2010, foi muito boa.Foi uma grande oportunidade para nossa Academia dos escritores do Litoral Norte participar com muito sucesso.Lançamos nossa II Antologia.Atualmente estão acontencendo Feiras em todas as praias do Litoral Norte.
Suely Braga, Osório RS 16/02/2011 - 19:07

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "171906" no campo ao lado.
 
  

 

  Resenhas

As resenhas pubicadas no portal Artistas Gaúchos são de inteira responsabilidade dos articulistas. Se você deseja enviar um texto, entre em contato com o editor do portal. Não é necessário estar cadastrado no portal para enviar resenhas e a veiculação ou não é uma escolha editorial.

editor@artistasgauchos.com.br


Colunas de Resenhas:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na