A leitura é libertadora. Ler é ter o poder nas mãos. O poder de ser um cidadão.
Quem lê tem nas mãos um leque de possibilidades. Possibilidade de rir, chorar, gritar, falar, dizer, viver. Não, eu não estou exagerando. Através da leitura o indivíduo é capaz de realizar sonhos, realizar projetos, realizar fantasias, realizar a alegria.
Quem lê, além de melhorar o vocabulário, adquirir conhecimento e melhorar a escrita, consegue inserir-se no mundo. Vejam que falo de leitura e não de decodificação de letras. Ler é muito mais. Ler é desbravar o mundo, é avançar nas possibilidades, é conhecer muitas verdades, é poder reconhecer uma mentira, é poder fazer parte de um grupo: mundo.
A escola que não possibilita espaços e tempo de leitura está de certa forma, discriminando, desviando o aluno de caminhos literários e libertários. A libertação de um povo começa na educação. Quem não lê não sabe, não vê, não crê. A leitura dá ao cidadão o título de pessoa, tira do indivíduo aquela máscara de ser reconhecido apenas como mais um número de estatística/IBGE. Lendo, o indivíduo passa a existir, verdadeiramente, no mundo.
Portanto, a escola que se esquiva de momentos literários que não permite ao aluno a oportunidade de ter contato com livros e, quem sabe, até escritores, não está desempenhando a sua função educativa, mas vendando os olhos dos educandos com textos didáticos e outras atividades escolares, dizendo que oferece momentos literários.
Sim, concordo que os textos didáticos possuem um fim próprio e que eles são necessários em algum momento da prática pedagógica. Eu sei, além de ser escritora eu também sou professora, mas ler não se restringe a apenas isso. Ler é mais. Ler é muito mais.
Em suma, os momentos de leitura bem desenvolvidos, com obras bem escolhidas, com uma diversidade de ofertas para o ler (jornais, HQs, revistas, livros, etc) são fundamentais para a construção do cidadão crítico e político. Portanto, a leitura é uma ferramenta de construção do cidadão.
Leia, descubra, surpreenda-se e construa a sua própria história.
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