artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Por trás das palavras
Cláudia de Villar

Quanto do nosso EU colocamos no papel? O que revelamos de nós mesmos quando decidimos escrever? Ou um bilhete, um conto, um poema ouuma narrativa. Muitas vezes, somente o poema é visto como um desabafo do autor, uma “dor de cotovelo” mal resolvida, um amor não correspondido e por aí vai. E os leitores pensam... O que o amor não faz. Entretanto, nem só a poesia se torna reveladora, uma narrativa longa sempre tem uma marca pessoal do autor. Qual é a sua marca? O que queremos dizer nas entrelinhas?

Quando o autor pega um papel ou se senta em frente a uma tela ele deixa ali as suas marcas pessoais. Ou na forma de dizer algo, por entre os diálogos, nos extensos parágrafos, numa opinião não muito revelada e é aí que se dá o link com o leitor, objeto final da escrita de todo escritor.

O que acontece entre o que o autor escreve e o que o leitor lê é que se constrói um leitor ”fiel” ou um leitor eventual. Dor, saudade, rancor, ódio ou até lição de moral, todas essas manifestações são “culpadas” por dar a liga entre o leitor e o escritor.

Por isso que uma obra agrada um e desagrada outro. Depende do estado de espírito do leitor ao ler um determinado livro. Mas enquanto falamos apenas da conquista do leitor, tudo OK, mas quando um júri entra em ação? O que faz uma obra ser lida, avaliada e escolhida para ser premiada? E se a criatura fala de uma paixão mal resolvida e os jurados não gostam de paixões mal resolvidas? Como deixar de lado o gosto pessoal e avaliar um texto?

A partir daí é que muitos escritores se perdem. Ao desejar um prêmio ou serem lidos por muitas pessoas, há escritores que vão escrevendo na tentativa de adivinhar o que agrada o leitor ou o jurado e termina por não agradar ninguém. Nem a si próprio. Pois não há nada tão frustrante do que olhar a própria obras e chegar à conclusão que aquele livro não te representa.

Portanto, melhor optar por escrevera verdade que existe dentro de nós e “rezar” para que existam muitos leitores à procura dessa mesma verdade registrada em papel.


24/06/2014

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "224802" no campo ao lado.
 
  

 

  Cláudia de Villar

Cláudia Oliveira de Villar é natural de Porto Alegre/RS e atua desde 2000 como professora de séries iniciais do ensino fundamental em escola pública estadual. Possui doze livros publicados, sendo dez para o público infanto-juvenil e dois para adultos: Eu também... (Alcance, 2005, infantil), Bola, sacola e escola (Manas, 2009, infantil), Zé Trelelé no Gre-Nal (Manas, 2010, infantil), Uma foca na Copa (Manas, 2010, infantil), Meu Primeiro Amor (Manas, 2011, infantil), Aprendendo a viver e ensinando a sonhar (Manas, 2012, adulto), Rambo, um peixe no fandango (Manas, 2013, infantojuvenil), Mano e a boneca de pano (Manas, 2013, infanto-juvenil, O Mistério do Vento Negro, volumes I e II(Imprensa Livre, 2014-2015, juvenil), Um Continho de Natal(Metamorfose, 2016) e o lançamento de 2018: Histórias para ler no Intervalo ( Metamorfose, 2018). Participou de três antologias, Brasil Poeta (Alcance, 2005), Casa do Poeta Rio-Grandense (Alcance, 2005) e Mercopoema (Alcance, 2005) e uma coletânea de contos, Metamorfoses (Metamorfose, 2016). Além do curso de Magistério, Cláudia é graduada em Letras, especialista em Pedagogia Gestora e Supervisão Escolar. Atua no meio educacional também como mediadora de leitura e, como jornalista colaboradora, a escritora é colunista do Jornal de Viamão/RS, bem como escreve para o portal Artistas Gaúchos, Homo Literatus e Almanaque Literário.

claudiadevillar@yahoo.com.br
www.claudiadevillar.com.br
www.facebook.com/claudia.devillar


Colunas de Cláudia de Villar:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque

Carreira de Escritor

Escrevendo para redes sociais


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações