artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

A crônica
Suely Braga

Um dos grandes segredos da crônica é a ótica com que observamos os detalhes. É através disso que vários cronistas podem fazer um texto falando do mesmo assunto, mas de forma individual e original, pois cada um observa de um ângulo e destaca aspectos diferentes.

Quando a crônica surgiu era um relato de acontecimentos históricos, registrados por ordem cronológica. Podia-se usar uma visão mais geral ou mais particular, assim como podia-se destacar fatos mais relevantes ou secundários. A partir de Fernão Lopes, no século XVI, é que a crônica começou a tomar uma perspectiva individual ou interpretativa.

As características mais relevantes de uma crônica são os objetivos com que ela é escrita. Seu eixo temático é sempre em torno de um fato cotidiano, uma realidade social, política ou cultural. Essa mesma realidade é avaliada pelo autor e uma opinião é gerada, quase sempre em tom de protesto ou de argumentação. Esse tipo de crônica pode ser simplesmente argumentativa e dispensar o uso da narração. É possível que percam-se, assim, elementos típicos como personagens, tempo e espaço. Dessa forma, podemos identificar dois tipos de crônicas: a primeira, narrativa, com um fato cotidiano, utilizando-se personagens, enredo, espaço e tempo. A outra maneira é a crônica dos textos jornalísticos, uma forma mais moderna do gênero, ao contrário da outra, que disserta, defende ou mostra um ponto de vista. As semelhanças entre as duas são justamente o caráter social crítico, abordando uma maneira de enxergar a realidade, muitas vezes com tom humorístico, irônico ou até sarcástico. Não se pode confundir a crônica com outros gêneros como conto ou fábula, estes têm características individuais que os diferem. Em nosso estado, se destacam grandes cronistas como Luis Fernando Verissimo, Juremir Machado, Martha Medeiros. Em termos de país, temos Carlos Drummond de Andrade, Rubem Braga, Fernando Sabino.

Em Carlos Drummond de Andrade, vemos que ele coloca o mesmo texto, muitas vezes, em um livro como crônica e em outro livro como conto.

O conto e a crônica são diferentes. A crônica, seja ela descritiva, narrativa, jornalística ou política, se caracteriza por ser um texto mais curto, que se limita a apresentar um fato cotidiano com ou sem personagens, um fato social, especialmente a jornalística, que precisa se adequar ao espaço do jornal.

A crônica política faz análise de um fato político emitindo ao leitor o posicionamento ideológico do escritor. Eu gosto muito da crônica e escrevo mais crônicas políticas, as quais publico nos sites e em coletâneas em que participo. Atualmente, com a agitação do mundo moderno e os meios de comunicação, como as redes sociais, a crônica é muito usada por ser um texto que se lê com rapidez e em qualquer lugar.

19/09/2019

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "511011" no campo ao lado.
 
  

 

  Suely Braga

Suely Eva dos Navegantes Braga é de Santo Antonio da Patrulha, RS. Foi para Osório ainda menina, onde resido até hoje. Pós-graduada em Orientação Educacional pela PUCRS, em Porto Alegre. Lecionou Língua Portuguesa e Literatura em várias escolas da cidade. Quando terminou o Curso de Orientação Educacional, passou a ser orientadora nas mesmas escolas. Sempre escreveu textos sobre educação e política, poesias em revistas e jornais. Depois de aposentada, se dedica à Literatura, escrevendo contos,crônicas e poesias. Em 2007, lançou seu primeiro livro de contos e crônicas: OS ÚLTIMOS ACORDES DO CONCERTO. Participou de Antologias e Coletâneas a nível estadual e nacional e escreve em vários sites na internet: Recanto das Letras, Para ler e pensar, Artistas Gaúchos, Litoral mania.

suelybraga9@gmail.com
www.sonhadorasuelybraga.blogspot.com


Colunas de Suely Braga:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na