artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

O Triste fim do Direito & Literatura TVE/RS
André Karam Trindade

Os gregos e a filosofia e a justiça e as artes e Quixote e Shakespeare e o Estado e a ciência e a revolução e Victor Hugo e as desigualdades e Zola e o processo e Kafka e o sistema e o sentido e o outro e Camus e a Lei e o inconsciente e os limites e Freud e a interpretação e o poder e Machado de Assis e a república e a burocracia e a crise e Coetzee e a guerra e barbárie e o declínio... Para que refletir sobre tudo isto?, eis a questão.

É com grande tristeza que a equipe do programa “Direito & Literatura: do fato à ficção” vem a público comunicar o fim da parceria com a Fundação Cultural Piratini (TVE/RS).

Após cinco temporadas de sucesso e mais de 160 (cento e sessenta) programas gravados – exibidos em todo o Brasil, também pela TV JUSTIÇA e com a divulgação do CONJUR –, a Presidência da TVE/RS decidiu por não renovar o termo de cooperação técnica mantido há cinco anos com o Instituto de Hermenêutica Jurídica e o Programa de Pós-Graduação em Direito da UNISINOS.

Segundo a justificativa apresentada pela Diretoria da TVE/RS, o programa atende a um público muito específico e não se harmoniza com a grade de programação esperada de uma rede de televisão pública, que deve apresentar programas "mais populares” (sic).

Trata-se, a nosso ver, de mais um lamentável episódio do gradual e silencioso processo de degradação cultural pelo qual vem passando a televisão pública no país, resultante tanto da ação quanto da omissão dos governos, independentemente de suas siglas.

Por isto é que estamos conclamando os telespectadores, professores, estudantes e todos aqueles que ainda acreditam no importante papel da televisão para a difusão da cultura: indignai-vos por esta justa causa de uma maneira simples, enviando uma mensagem de protesto às autoridades competentes (presidencia@tve.com.br; gabinete@sedac.rs.gov.br; vinicius-wu@gg.rs.gov.br), apenas com o assunto “PROTESTO – TVE – FIM DO DIREITO & LITERATURA”.

As mensagens de apoio poderão ser encaminhadas através dos sites – www.unisinos.br/direitoeliteratura e www.facebook.com/direitoeliteratura –, onde serão publicadas juntamente com a lista dos indignados.

Agradecemos, por fim, a dedicação e carinho de todos aqueles que colaboraram com este projeto inédito ao longo dos últimos cinco anos.


13/07/2012

Compartilhe

 

Comentários:

Prezados Membros da Equipe do Programa “Direito & Literatura”, escrevo para solidarizar-me com os organizadores e promotores do Programa “Direito & Literatura” em face da lamentável notícia relacionada à ausência de renovação do contrato que era mantido com a Fundação Cultural Piratini (TVE/RS) para a transmissão. A notícia é duplamente lamentável - quer pelo anúncio do fim da parceria, quer pela justificativa que teria sido apresentada pela diretoria da emissora pública. É de se estranhar e revoltar pensar que uma perspectiva restritiva em relação à função de um serviço público de televisão possa nortear decisões tomadas no âmbito de uma fundação que tem como objetivo promover a difusão e qualificação da cultura num Estado que, felizmente, se orgulha por ser identificado pelo nível de conscientização crítica e politização. O que se espera de uma rede de televisão pública é que ela realmente se diferencie do que podemos encontrar nas diversas redes de televisão privada; que são em grande parte guiadas pela correspondência de expectativas massificadas, pelo proselitismo de modas vinculadas aos interesses econômicos de anunciantes e pela ausência de espaços autênticos de reflexão, questionamento, crítica e confronto democrático de posições. A reprodução desta lógica no âmbito público é preocupante, sobretudo quando causa o desmerecimento de iniciativas autenticamente culturais, que portam consigo o gérmen da reflexão e da crítica que fomentam a conscientização sobre a importância de valores compartilháveis e que podem ensejar a qualificação dos cidadãos e da sociedade. A reprodução desta lógica chega a colocar em questão a reflexão sobre a própria utilidade e função de um serviço público de televisão, e causa estranheza, pois não parece ser compatível com o espírito de valorização da cultura que erigimos em nos Estado. Prof. Dr. Josué Emilio Möller
Josué Emilio Möller, Porto Alegre/RS 14/07/2012 - 14:44
Prezado André Trindade, lamento por esta decisão da TVE/RS e faço votos de que possa ser revertida em tempo breve, com a retomada do programa. Como ex-aluna do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unisinos, sei da seriedade das reflexões ali desenvolvidas e da tradição que ali já se consolidou nos estudos entre direito e literatura. Cabe, de fato, uma manifestação de inconformidade da classe intelectual e artística, diante de mais uma decisão que privilegia definições no mínimo questionáveis do que é popular e do que é relevante em termos de aperfeiçoamento de uma cidadania crítica. Um abraço, Letícia Möller.
Letícia Ludwig Möller, Porto Alegre 14/07/2012 - 08:22

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "040004" no campo ao lado.
 
  

 

  Resenhas

As resenhas pubicadas no portal Artistas Gaúchos são de inteira responsabilidade dos articulistas. Se você deseja enviar um texto, entre em contato com o editor do portal. Não é necessário estar cadastrado no portal para enviar resenhas e a veiculação ou não é uma escolha editorial.

editor@artistasgauchos.com.br


Colunas de Resenhas:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque

Carreira de Escritor

Escrevendo para redes sociais


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações