Fiquei muito feliz pela escolha do poeta Luiz Coronel para Patrono da qüinquagésima oitava Feira do Livro de Porto Alegre.
Luiz Coronel nascido em Bagé chega a Porto Alegre nos anos sessenta. Ainda muito jovem, inicia como professor de História e Literatura nos cursos de pré-vestibular. Formou-se em direito e em ciências sociais pela UFRGS.
Na condição de publicitário, deixa sua marca na criação de campanhas publicitárias pelo conteúdo poético. Destaca-se como um dos principais clientes do Grupo Zaffari/ Bourbon.
Publica semanalmente seus poemas e causos regionais na imprensa da capital e jornais do interior. Comparece a 20 anos em programação de TV, recitando poemas e com tom humorístico contando causos da sua Bagé.
A estátua de Elis, o Mural Farroupilha, o Projeto Dicionários e tantas outras realizações têm a marca e presença deste escritor, homem de pensamento e ação.
Compositor, juntamente com Marco Aurélio Vasconcelos, criou verdadeiros clássicos regionais
Participa de manifestações populares, sendo homenageado no carnaval pela União da Vila do IAPI, como poeta da cidade e foi um dos condutores do tema “Missões” no desfile vencedor da Beija-flor.
Algumas obras realizadas pelo cliente Zaffari- Dicionário Guimarães e Dicionário Machado de Assis foram lançados no Senado da República e na Academia Brasileira de Letras.
Luiz Coronel é um reinventor de si mesmo a cada dia que passa.
Recebeu muitos prêmios e distinções:
Membro da Academia Riorandense. de Letras cadeira 26 (1999)
Presidente do Festival de Publicidade de Gramado e Presidente Honorário da ALAP, Associação Latino Americana de Publicidade (1999) Prêmio Literatura influência hispânica Pamplona - Espanha e muitos outros.
Escreveu mais de quarenta livros. Destaca-se também na Literatura infantil com prosas e humor para crianças.
Entre suas obras destacam-se: “Os Cavalos do Tempo”,”Baile de Máscaras”,Um Girassol na Neblina, ”Pirâmide Noturna, “Um Querubim de Pantufas”,”Esquilo Mágico” ( poesia infantil)
Lugarejo” (poesia regional).
Cidades “Gaúchas” (poesia regional),” Cavalo Verde (prosa-humor)
“Cachorro Azul” (prosa-humor),”Gato Escarlate”prosa-humor),”Recreio da Segunda Infância”(poesia infantil).
“Álbum de Retratos (poesias) e muitos outros.
Preencha os campos abaixo.