artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

Ana Elen Kath
Ana Elen Kath
Clique nas imagens para ampliá-las
Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar

 seja um seguidor desse artista

Sou natural de Porto Alegre, nasci em 26 de Janeiro de 1958. Resido em São Lourenço do Sul desde 1966. Comecei nas Artes Visuais como auto-didata mas em 2001 ingressei no Curso de Bacharel em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas, com habilitação em Pintura. Conclui o curso em 2006. Atualmente atuo como artista visual participando de salões e exposições.


Cidade Porto Alegre
Telefone(s) 53-3611-9003
E-mail anaelen26@hotmail.com

 

Mais informações

"Quantas seriam as palavras ou os substantivos que poderiam vir a nossa mente e com a espontaneidade de quem é acometido por um gesto involuntário, tomariam voz e legitimidade quando nos deparamos com uma pintura como as de Ana Elen Kath? Certamente não saberíamos quantas seriam as palavras. O título do texto que se encaminha indica apenas algumas.

Além destas outras tantas poderiam ser ditas ou evocadas. Talvez isto ocorra porque a produção pictórica desta artista acomete nosso olhar através de uma intensa profusão de formas e elementos que embora repetidos pareçam completamente inusitados a cada momento que surgem. Criando sempre modos diferentes de interações entre eles, como se fosse uma sinfonia em que a repetição de um tema, elemento musical, desenvolve-se através variações rítmicas e tonais, multiplicando sempre as possibilidades sonoras.

Assim é a pintura de Ana Elen: exuberante, generosa com o olhar, dotada de uma doze intensa de inventividade. Calorosa, energética, empolgante. E por mais paradoxal que possa parecer, completamente precisa no “exagero”.

A repetição destes elementos “estranhos” constitui uma riqueza ornamental capaz de capturar nosso olhar e envolve-lo perigosamente no interior de um mundo que parece estar sempre brotando. Um mundo altamente sensual, empolgante, cheio de espetáculos; que incita o desejo de olhar, e conseqüentemente o prazer do olhar.

Uma visualidade apelativa, sedutora. Enigmática, pois dificilmente podemos prever até onde e em quais direções vão as tramas criadas pelas inesgotáveis combinações destes elementos ornamentais. Até onde levariam nosso olhar os desdobramentos e entrecruzamentos destes estames sinuosos que por vezes parecem deslizar serpentinos pela superfície da pintura?

O gosto pelo ornamental é algo muito comum quando se pensa em arte e cultura popular. E Ana Elen, a exemplo de outros artistas contemporâneos e históricos, apropria-se do ornamento, e do ato de ornamentar, pra estruturar plasticamente uma pintura virtuosa, de elaboração cuidadosa e com grande riqueza de detalhes. Mas, além disso, ornamento é tido como objeto de desejo de um pensamento artístico que prima pela visualidade e pela sedução do olhar."

Roger Coutinho
Ângela Macalossi

Texto foi editado na Revista Sou do Sul, edição 03 de outubro 2007.

 

A presença de Ana Elen Kath no portal é um oferecimento de:



 Cadastre-se como seguidor desse artista

Prestigie seu artista favorito.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF: /
 
  


Seguidores desse artista (1)


Este perfil já foi acessado 4341 vezes.

.

Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural