artistasgauchos









Desenvolvido por:
msmidia

Lúcio Humberto Saretta
Lúcio Humberto Saretta

 seja um seguidor desse artista

Lúcio Humberto Saretta é natural de Caxias do Sul, formado em Comunicação Social pela PUC-RS.

Desde cedo se interessou por literatura e esporte, tendo praticado basquete na infância e adolescência e futebol quando adulto, sempre de forma diletante.

Suas leituras começaram com revistas em quadrinhos de Walt Disney e Stan Lee, passando por obras infanto-juvenis de JM Simmel, Robert Louis Stevenson e Erico Veríssimo, até chegar em Edgar Alan Poe, Lima Barreto e Moacyr Scliar.
Em 2006 começou a escrever crônicas, construindo um painel onde se destaca o lado humano de grandes atletas do passado, bem como o ambiente histórico e cultural das suas vitórias e derrotas, enaltecendo a nobreza do esporte e suas lições.

Autor dos livros "Alicate Contra Diamante" (2007) e "Crônicas Douradas" (2010), colaborou com diversos sites esportivos, entre eles, Final Sports, Campeões do Futebol e Papo de Bola. Colaborou também com os sites Artistas Gaúchos e Amálgama, falando sobre questões relativas ao ofício do escritor. Atualmente publica suas crônicas no blog Memórias do Esporte dentro do site Olá! Serra Gaúcha.

Realizou sessões de autógrafos das suas obras na Feira do Livro de Caxias do Sul nos anos de 2007, 2009, 2010 e 2012, e, na de Porto Alegre, no ano de 2009.

Em 2011, foi o vencedor do 45° Concurso Anual Literário de Caxias do Sul, na categoria "Crônicas" (autores estreantes).

Também em 2011, participou como autor convidado do premiado projeto “Livros para Ouvir”, da Biblioteca Pública Municipal Demétrio Niederauer, falando sobre sua obra e lendo suas crônicas para deficientes visuais e jovens alunos.

Ainda em 2011, foi o mediador do bate-papo literário com o renomado jornalista Kenny Braga. O evento fez parte da programação oficial da 27º Feira do Livro de Caxias do Sul.

Em 2012 foi o vencedor do 46° Concurso Anual Literário de Caxias do Sul na categoria "Crônicas" (autores já premiados). Nesse mesmo ano lançou, juntamente com Marcos Kirst, Tiago Marcon e Uili Bergamin, o livro de crônicas "Tetraedro".
Ainda em 2012 participou como convidado do projeto UCS Autores, iniciativa da Universidade de Caxias do Sul que destaca o trabalho de artistas da região.
Em abril de 2013 participou, em Caxias do Sul, do prestigiado sarau Órbita Literária, palestrando sobre grandes escritores e o esporte.
Também em abril, integrou a programação oficial da Flipoços, na cidade mineira de Poços de Caldas, debatendo com o escritor Marcos Eduardo Neves sobre livros, futebol e internet.
Em agosto de 2013 realizou sessão de autógrafos na 15º Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo.
Em setembro de 2013 lançou seu terceiro livro, “Lições da Barbearia”.


Cidade Caxias do Sul
Telefone(s) 54-3221-5521
Celular 51-9115-0296
E-mail luciosaretta@yahoo.com.br
Site www.luciohsaretta.xpg.com.br/

 

Mais informações

blogs:
http://blog.clickgratis.com.br/luciosaretta/
http://www.olaserragaucha.com.br/blogs/memorias-do-esporte/


Destaques

 

A presença de Lúcio Humberto Saretta no portal é um oferecimento de:



 Cadastre-se como seguidor desse artista

Prestigie seu artista favorito.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF: /
 
  

Este perfil já foi acessado 1974 vezes.

.

Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Apoio Cultural