artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Valesca de Assis
Valesca de Assis
Clique nas imagens para ampliá-las
Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar

 seja um seguidor desse artista

Estreou em 1990, com a publicação de A valsa da medusa ( Ed. Movimento, 1990, da qual se prepara a terceira edição), obra que recebeu Voto de Congratulações da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Dois anos depois, publicou o romance A colheita dos dias (Movimento, 1992, também em segunda edição), que foi um dos cinco títulos indicados para o Vestibular de Inverno/2001 da FEEVALE, sendo o único de escritor gaúcho.Seguiu-se O livro das generosidades – receitas compartilhadas (Artes & Ofícios, 1997), do qual prepara a 2ª edição.


Cidade Porto Alegre
E-mail valesca@portoweb.com.br
Site www.valescadeassis.com/

 

Mais informações

Harmonia das esferas (WS Editor, 2000) recebeu o PRÊMIO APCA/2000: REVELAÇÃO DE AUTOR (Associação Paulista de Críticos de Artes), foi indicado para o Prêmio Açorianos 2001/ Romance e agraciado com o Prêmio Especial do Júri da União Brasileira de Escritores, em 2002.

Todos os meses ( AGE Editora, 2002), obteve o Prêmio Livro do Ano/2003, Crônica, da Associação Gaúcha de Escritores.

Diciodiário (Artes e Ofícios, 2005, Coleção Grilos). A Coleção Grilos recebeu o Prêmio O SUL-Nacional e os livros, 2005, categoria Infanto-juvenil.

Valesca de Assis tem participado de diversas antologias, dentre elas: A cidade de perfil (org. Sérgio Faraco, UE, 1994), Nós, os teuto-gaúchos (org, Luís A. Fischer e Renê Gertz, Ed. UFRGS, 1996), Crônica & Cidade (org. Ivette Brandalise, PMPA-CRL, 1997), Receitas de criar e cozinhar (org. Patrícia Bins e Dileta Silveira Martins, Bertrand Brasil, RJ, 1988), O livro das mulheres (org. Charles Kiefer, Mercado Aberto, 1999), O João Carlos (org. David Coimbra, clicRBS, 2000, Capítulo 8); Meia encarnada, dura de sangue (org. Ruy Carlos Ostermann, Artes&Ofícios, 2001, Paz: um vôo possível (org. Izabel B.Zielinsky, AGE Editora/ Instituto Fernando Pessoa, 2004), Contos de Bolso ( Casa Verde, 2005), Contos de Bolsa (Casa Verde, 2006), Gente Vida ( Câmara do Livro/Fundação Thiago Gonzaga, 2006), Porto Alegre em Contos (Editora da Cidade, 2006), Contos d’Algibeira (Casa Verde, 2007 – a sair) e Antologia dos contistas bissextos (L&PM, 2007)

Paralelamente, desenvolve trabalho com oficinas de criação de textos, em diversos formatos e com ênfase em atividades práticas de desbloqueio para a escrita criativa.


Destaques

 

A presença de Valesca de Assis no portal é um oferecimento de:



 Cadastre-se como seguidor desse artista

Prestigie seu artista favorito.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF: /
 
  


Seguidores desse artista (21)

Mural

Valesca,

Acabei de ler o Diciodiário e agora estou lendo Harmonia das Esferas e estou encantada com as duas obras. Achei um primor! Uma obra bem escrita,delicadada e original nas palavras e nas entrelinhas. Simplesmente adorei!! Já estou trabalhando com meus alunos e aguardamos sua visita em breve. Abraços. Rosangela Oliveira
Rosangela Ferreira de Oliveira, Porto Alegre 20/08/2012 - 17:544513
Harmonia das Esferas (Valesca de Assis – WS Editor – 128 páginas)

Temos aqui, sem sombra de dúvida, uma das autoras gaúchas mais importantes da atualidade. Nesta novela, considerada por muitos sua obra-prima, Valesca mergulha em uma narrativa lírica, simbólica e enxuta, dissecando meandros pouco conhecidos da vida literária contemporânea.
Nas noites de autógrafos porto-alegrenses, além do autor e de seus leitores, há também a presença de seres anônimos, que formam uma obscura ordem de aspirantes a escritores, a poetas ou mesmo a personagens. Estes, real ou miticamente, acabam se tornando peças fundamentais para o sucesso dos eventos.
Com uma construção pausada e harmônica, desprendida das fragilidades femininas, a autora nos conduz a um sensível passeio pelas esferas mais íntimas das personagens e dela própria. Trata-se de uma reflexão sobre o dizer e ouvir histórias, bem como uma afirmação de seus poderes balsâmicos.
Uili Bergamin , Caxias do Sul/RS 03/08/2009 - 00:00717
Valesca,

Aproveitei a ida a Ijuí para ler A Valsa da Medusa. Nossa! Que livro bem escrito, que história bem estruturada, que romance!
Morri de tristeza com Tristan. Mas muito me enterneci com a vida de Pauline.

Sou grato por momentos tão intensos!

Abração.
Junho 2009
Rubem Penz, Porto Alegre/RS 02/06/2009 - 15:09476
Vou agradecendo teu Vão pensar que estamos fugindo! para dizer que foi uma leitura deliciosa e comovente, sobretudo pela leveza da linguagem e pela maneira bem humorada com que relês a nossa história, transformando Dom João num personagem cativante. No subsolo da narrativa perpassa todo o conhecimento dessa aventura que foi a vinda da família real portuguesa ao Brasil. Jovens e velhos vão se encantar com a narrtaiva dessa "viagem quase impossível".
Carlos Jorge Appel ( publicado com autorização do autor)
Valesca de Assis, Porto Alegre/RS 07/07/2008 - 09:2242
Li estes dias o "Vão pensar que estamos fugindo!" e queria dizer-lhe que me encantou. Você conjuga a sensibilidade narrativa com o dom da pedagogia como poucos que tenho lido. Uma delícia absoluta. Fica a ideia que podia ter sido um livro de 500 páginas – e que, no entanto, uma linha só a mais seria desperdício. Muito raro, isso.

Joel Neto, escritor e jornalista açoriano
Joel Neto, Lisboa 05/06/2008 - 15:1329
Estou lendo teu livro, H. das Esferas e não consigo ir adiante...
Não que eu não esteja gostando.
O motivo é bem outro: a cada página que leio, volto atrás para ler de novo, uma, duas vezes, e até mais... Fico "patinando" nas linhas e entrelinhas.
Como escreves bonito! Belas imagens, comparações, metáforas e cada nicho tem a palavra adequada.
Estou encantada!
E muito feliz e orgulhosa em estar convivendo contigo.
A cada dia aprendo na tua Oficina coisas que não tem preço. A pensar sobre meus conceitos e idéias, a observar com mais cuidado e empatia o outro e a ser melhor leitora.
Meu beijo carinhoso, e obrigada!
Jussara, 21/05/2008 - 14:414
Valesca de Assis, além de me privilegiar com sua generosa atenção, propicia aos leitores, constantemente, saborosas demonstrações da sua qualificação literária. Que não foi feita por acaso. Desde que ela venceu um concurso de redações da Feira do Livro em 1963, até hoje, Valesca só cresceu, aprimorou-se e se tornou uma das melhores escritoras do Brasil. Dispensa a definição de gênero, em sua qualidade só merece a manifestação substantiva.
Walter Galvani, Porto Alegre 21/05/2008 - 14:413
Acabei de ler seu livro "A colheita dos dias" indicado por uma amiga e
achei sensacional. Claro, perturbador também, mas é isso que o torna tão
interessante. Parabéns e continue nos agraciando com suas obras. Um beijo.
Desiane, estudante de Letras, Canoas 21/05/2008 - 14:415
Esperei acabar de ler o DICIODIÁRIO para te escrever. Dizer que gostei dele é óbvio demais. Interessante, porém, foi vislumbrar a menina que, hoje, com tanta competência, "brinca" com as palavras e com as pessoas. Foi um privilégio participar daquele encontro e unir-me ao grupo.
Muito obrigada pela oportunidade.

Teu livro deu para refletir sobre quantas "ANICAS" passam na nossa vida. Não só sujas e maltrapilhas, mas ricas, bem vestidas, inteligentes, apenas não aceitas pela sociedade por serem diferentes. O I da INDIFERENÇA é muito real.

A "menina" VALESCA precisa continuar agitando, gritando, sempre inconformada com o status quo, e liderando o processo de fazer as pessoas CRESCEREM.

Muito obrigada, mais uma vez, e um grande abraço (extensivo ao grupo que tão bem me acolheu) cheio de admiração.
Olny, Rio de Janeiro 21/05/2008 - 14:416
Queria te agradecer pelas aulas excelentes.

Elas me ajudaram como pessoa e como profissional. Tenho certeza que nossos passos se cruzarão novamente. És muito importante para mim.

Com carinho,
Ketty, Porto Alegre 21/05/2008 - 14:417

Este perfil já foi acessado 6401 vezes.

.

Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na