artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Scyla Bertoja
Scyla Bertoja
Clique nas imagens para ampliá-las
Clique para ampliar Clique para ampliar

 seja um seguidor desse artista

Nascida em Júlio de Castilhos (1941) reside em Porto Alegre há 40 anos. Curso mais recente: Letras, Licenciatura, UniRitter (1999), poeta, cronista, contista, revisora de textos. Publicou "Crônicas"(2005) Ed.Ottoni/SP) e "Antes do Crepúsculo" (virtual).

Publicou em jornal, revista e Internet, Coletâneas, Newsletter Oriundi.

Associada AGES e AGEI. Trabalhou em Comércio Exterior, Agência Propaganda, Laboratório,frequentou cursos de Inglês e Direito (6 semestres).


Cidade Porto Alegre
Telefone(s) 51-3273-1573
E-mail bertoja@terra.com.br
Site scylabertoja.com.br/


Destaques

 

A presença de Scyla Bertoja no portal é um oferecimento de:



 Cadastre-se como seguidor desse artista

Prestigie seu artista favorito.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF: /
 
  


Seguidores desse artista (7)

Mural

Querida Scyla, então é aqui que postas tuas pérolas? Estou inebriada com tua literaruta! Li alguns textos hoje, mas pretendo LER TUDO! O conto 'meias trocadas', especialmente, me reteve. Também li a crônica 'O Fazedor de Rios', inclusive recomendei a leitura para meus contatos do face. Uma história notável que deveria ser arremedada pelos nossos governantes que não conseguem (ou não querem) resolver a falta de água do Nordeste, mesmo com bilhões de reais.
Continue alimentando-nos de textos tão salutares 'para que nossas almas batam palmas'!
Volto em breve 'pra te ler toda'.
Um beijo para lá de carinhoso.
Dena
Denair Ines Guzon, Porto Alegre-RS 21/01/2013 - 14:524854
Estimada Scyla,

Parabéns pelo site, blog, livros , tudo !!

Fico muito feliz que aquela veia poética que vc sempre teve e que colocou para funcionar.

Minha mulher também é escritora, faz roteiro de filmes etc... e tem um blog chamado caixadelogário.

Repito que quando eu for a Porto Alegre quero tomar um cafézinho com vc ..

Um grande beijo !!

Batista

jbcardoso@uol.vcom.br
JOAO BATISTA CARDOSO, SAO PAULO -SP 20/06/2011 - 15:133320
Aí, Scyla! Gostei muito da iniciativa poderosa (e corajosa!) de teu Blog. Meus votos para que continues sempre a nos brindar com teus textos dignos de serem chamados de crônicas de opinião. Talento que quem leu teu livro já conhecia. Quanto à crônica Diversidade Linguística, penso que o autor da proposta de Lei poderia estar "assustado" com a hipermodernidade que nos faz tão vizinhos atuais de toda parte, ficando expostos a aculturações e colonialismos impossíveis de resistir! Talvez, porém, e4m minha opinião ele devesse também ficar preocupado com a linguagem dos jovens na INTERNET tão abreviada e "estrangeira" para quem não é internauta das gerações que vêm chegando à telinha! Quanto aos estrangeirismos invasores, o melhor, creio, é valorizar nossa "última flor do Lácio" lendo nossos autores, escrevendo e, claro, promovendo-a, desde nossos alunos, chamados publicamente de "analfabetos funcionais"... Um abração, Scyla, que descobri na AGEI e que considero, agora, sempre amiga e parceira!
Theresa Medeiro9s
Theresa Medeiros, Porto Alegre 26/05/2011 - 10:283149
Sobre "Diversidde linguística no Brasil": Parece-me q querem colocar a língua Portuguesa como sendo o único caminho p/se proteger a cultura e ordem no país. Não é o uso de estrangeirismos q vai fazer c/q os cidadãos percam o apreço pelo Brasil, tampouco deve ser visto como invasão q comprometa o idioma, mas um enriquecimento cultural. O q o desnacionaliza é a falta de estrutura educacional, apoio à pesquisa, boa remuneração aos Professores...Segundo POSSENTI (apud Faraco, 2001, p.168) 'p/proteger nossa língua temos q tornar nossa economia poderosa e nossa cultura tão charmosa q nenhuma outra nos tente(...)'
Aplaudo tua colocação. Parabéns,Scylinha !
zaira cantarelli, porto alegre,rs 19/05/2011 - 18:053103
Amei, amei, amei... Tudo que vi, tudo que li,és fantástica.Viajei contigo para Itália,pois senti na pele tudo que passastes. Fico feliz de ter te conhecido
Abraço e beijo
Neusa Marsilli, Porto Alegre RS 27/04/2011 - 12:493011
Oi, Scyla! Olha que vou tomar a palavra "estatura" ao pé da letra! Brincadeiras à parte, lá vai minha opinião sobre a crônica de tua autoria:"Diversidade Linguística no Brasil".
A tua exposição do tema é perfeita. Concordo, integralmente,com as tuas ideias. Preocupar-me-ia, muito mais,com o uso excessivo do gerúndio. Porém, nem isso é por demais relevante, considerando-se achados históricos que trazem construções com essa forma nominal do verbo nos primórdios da língua. Então, esse uso também não seria uma transposição simples do inglês. Portanto, o importante é ler mais para escrever melhor. Saber usar as várias possibilidades de construção de uma frase, com elegância e sem exageros. Saber ler, entender o que leu, interpretar adequadamente, para, só então,dar-se melhor no ato da escrita.
Uma feliz Páscoa pra ti. Um abraço afetuoso da Soninha.

Um pedido:
Quando puderes, acessa meu blog e deixa um comentário.
www.quetalessatche.blogspot.com
Soninha Athayde, Porto Alegre/RS 24/04/2011 - 23:533001
Querida amiga de muitos anos e de frutuosas contrapartidas literárias. Estou feliz por teres este espaço onde podes expôr a tua a tua sabedoria literária; mas sobretudo a tua intelectualidade. Rarissimo da minha parte; te desejo Feliz Páscoa. Beijos carinhosos deste teu admirador.
Fernando Oliveira, Paris 23/04/2011 - 03:032992
Minha amiga querida!
Fantástico e oportuno teu texto sobre a Diversidade linguística no Brasil. Muito atual, embora escrito em 2007.
Não há que se preocupar com os estrangeirismos em nossa língua, e sim com a qualidade de ensino dos alunos das escolas de primeiro grau! Assino embaixo, Scyla!
Sabes que és minha musa. Beijos, amiga.
Carmen Macedo, Porto Alegre 22/04/2011 - 20:002990
Olá Scyla querida, sempre te espiando, eis-me aqui após ler teu texto sobre nossa(s)língua(s). Penso q o último parágrafo fecha com chave de ouro a mensagem q pretendes passar sobre os nossos (des)ocupados legisladores.Concordo q a perda de tempo é grande e que, tirar de nós a liberdade de escrever é, no mínimo, interceder em nosso estilo,portanto aproveito q a lei ainda não está em vigor e te digo "I love you". Bjo Scyla, muito bom te ler.
alzira collares, poa/rs 21/04/2011 - 20:322986
Aquele dia no café nem conversamos, tinha um compromisso e precisei sair logo. Fazia tempo que não navegava pelo teu site. Parabéns. Está maravilhoso,cheio de preciosidades. Parabéns, amiga. bj.
Jacira Fagundes, Porto Alegre RS 24/03/2011 - 16:222884
Scyla, li O espírito das casas - me transportei para a casa da tua tia Malvina.
Lindo texto, sou tua fã!
Beijos.
Cláudia.
Cláudia, viamão/rs 04/02/2011 - 22:542725
SCYLA !

"Domingo no brique" é simplesmente arte no seu sentido maior. Parabéns !
Estou deliciada... há muito tempo não leio coisa parecida.
Bacione
Neiva Zanatta l
Neiva Zanatta, Rio de Janeiro - RJ 22/01/2011 - 23:242677
Ciao Carissima !

Parabéns ! Adorei receber teu site, estou me deliciando com tuas crônicas.
Assim a saudade fica menor...
Desejo com todo meu coração tudo de bom que o horóscopo te reserva no amor, nós merecemos, não deixe de sonhar.
Eu já sou avó da Larissa, mas leo horóscopo e espero sempre um uma dica para sonhar,porque o sonho pode acontecer quando a gente está bem acordada, além de ficar acordada precisamos correr atrás ele.
un bacione
Neiva
Neiva Zanatta, Rio de Janeiro-RJ 22/01/2011 - 23:072676
Scyla: Simplesmente maravilhoso poder contar com o teu site para poder apreciar os teus textos. Sem querer, me deparei com o "Psicopata é fashion?". Além de instigante, é mais do que verdadeiro. Prá mim então muito providencial. Coisa para se falar quando nos encontrarmos (esperando que seja em breve). Grande beijo e sucesso, sucesso sempre. Estarei passeando por aquí a partir de hoje.
Rosalva Rocha, Porto Alegre/RS 18/01/2011 - 08:052663
Querida Scyla, parabéns pelo site! Fico feliz pela tua iniciativa e te desejo muito sucesso em 2011!
Cláudia R. Turelly do Carmo, Porto Alegre - RS 17/01/2011 - 13:012660
Scyla, muito show este teu site, e que bom que ele é bastante eclético fazendo com que os teus amigos dele possam participar.
Parabéns e todos os sucessos que te permitas receber.
Abraços do chef.
Denis Carravetta Corá, Porto Alegre - RS - BR 16/01/2011 - 18:092656
Scylinha, já te disse certa vez q tuas letras exalam poesia, imaginação e beleza. Usas linguagem correta, s/afetação, estilo elevado e te expões c/vivacidade. Adoro isto.
Pelo teu olhar e silêncio eloquentes, eu emudeço em uma espécie de reverência à pessoa q tanto admiro. Voltarei + vezes. Beijos. Zaira
zaira cantarelli, Porto Alegre,RS 29/12/2010 - 10:292606
Scyla minha querida,na moda ou não, devemos passar longe desses psicopatas mod(a)ernos, pq eles são os vampiros de hj e $ugam em REAI$, ou em tudo q seja $u$cetível a afeto, blindam-$e e vão em frente.
Li tua última crônica,postada dia 27 e resolvi compartilhar o sentimento q ela me despertou.
alzira, poa/rs 28/12/2010 - 12:442604
Querida Scyla, és o orgulho da tua família. Continua sempre assim maravilhosa, encantadora, alegre, espirituosa, inteligente, de mente aberta...
Um grande abraço,
Angelines
Angelines Galan Lorente, Santa Cruz do Sul 22/12/2010 - 08:102588
Olá, Scyla!

Gostei muito desta página pois possibilita conhecer um pouco da tua trajetória. Escrevo para falar da alegria que senti ao abrir a coletânea “Inverdades”, Alternativa, e encontrar teu texto “A princesa Anastácia” . Adorei!!!!!! Aborda muito bem amizade, solidão, medos e enfrentamentos de uma personagem que é tão presente no nosso dia-a-dia, ainda mais neste tempos em que o Mundo assusta cada vez mais.
Um abraço
Fernanda Blaya Figueiró
Fernanda Blaya Figueiró, Viamão - RS 14/12/2010 - 18:112543
Estimada Scyla: conhecedora do teu talento para as letras e do teu dom para os relacionamentos humanos, trago o meu aplauso a esta página que fazia falta na rede literária virtual.
Como esteira fiel seguirei o teu barco enquanto singras o mundo maravilhoso das crónicas - através das quais dás o teu testemunho da realidade -, que são a tua especialidade como gênero literário e como maneira de ver e de estar no mundo.
Com respeito, admiração e afeto, deixo o meu abraço e me retiro com uma vênia, sem nunca das as costas.
Tania Alegria
Tania Alegria, Lisboa, Portugal 06/12/2010 - 19:232530
Oi Scyla eu já havia lido tuas crônicas, mas sempre parecerão inéditas, pq me fazem rir a cada leitura, mesmo q já não seja pela primeira vez, não sei como podes ser tão irônica, penso q ironia é privilégio dos inteligentes. Agora, usando o miserável ingles que me acompanha, te dou um novo adjetivo - "iron", sim "iron", pq prá mim tua fortaleza literária está na iron(ia).
Bj, obrigada pelas risadas de hj.
Alzira
alzira, poa/rs 06/12/2010 - 17:092529
Oi prima.
Passei para dar uma espiadinha...
Beijus
Teka, Canoas 05/12/2010 - 15:182525
Scyla-re adorei o site; a inauguração e as fotos de pessoas que gosto, inclusive as nossas. Alimenta, põe informações, notícias, fuxicos, sempre será um prazer ler. Beijo, carinhos.
Rosy Teresinha Paniz, São Vicente (SP) 04/12/2010 - 23:282523
tanti baci nonna.. sono felice di questo sito..
Desiree, Arenzano (GE) ITALIA 04/12/2010 - 18:472521
Olha eu aqui visitando o teu site, minha querida amiga. Parabéns, tu merecias um há bastante tempo.Com certeza, ele te renderá bons frutos, além dos que já colheste com tuas obras, que eu admiro tanto. Estás "bem nas fotos", hein? Beijos, Ise.
Ise Mara Silveira, Porto Alegre 04/12/2010 - 15:112519
Minha cara amiga, que alegria te ver aqui. Ainda estou "babando" pelas fotos, pelos contos e crônicas, por tua presença, pelo site, enfim. Parabéns, Scyla! Que teu humor cativante, tuas sutilezas, teus escárnios, teus posicionamentos corajosos, eu os encontre nesta página para meu deleite, sempre. Beijos
Jacira Fagundes, Porto Alegre/RS 04/12/2010 - 15:012518
Scyla querida está D+. Como fiquei feliz por ti e por poder compartilhar de mais esse teu sucesso. Scyla não há o que dizer , só me ocorre que tenho grande admiração por mulheres como tu. Estou lisongeada por aparecer já na primeira foto. Obrigada amiga, muito obrigada e parabéns, estarei aqui sempre te espiando. Um grande beijo.
Alzira Collares
alzira collares, poa 04/12/2010 - 10:172516

Este perfil já foi acessado 5525 vezes.

.

Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na