artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia


Leandro Machado - Arqueologia do Caminho

No dia 08 de dezembro, a partir das 18h, o artista visual gaúcho desembarca no Rio de Janeiro para abertura da Exposição e lançamento do Livro Leandro Machado - Arqueologia do Caminho, no Canto da Carambola, Rua do Oriente 123 – Santa Tereza – Rio de Janeiro/RJ, com distribuição gratuita do livro, sessão de autógrafos e um bate-papo com o público presente sobre o processo de criação, prática que terão em todas as cidades contempladas.

O projeto que tem o financiamento da SEDACTEL nº 26/2017 Edital de Concurso “Pró-cultura RS FAC #juntospelacultura_2” e produção da STEPHANOU Cultural, levará o Livro e a Exposição Leandro Machado - Arqueologia do Caminho, na finalidade de promover a circulação deste produto cultural, nas cidades Rio de Janeiro/Brasil – Espaço Cultural Canto da Carambola, Montevidéu/Uruguai – Galeria Marte, La Rochelle/França – Centre Intermondes, e Porto Alegre/Brasil – Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), de dezembro/2018 a agosto/2019.

O projeto visa dar voz a essas pessoas, a esses lugares, conhecer e trocar. No cotidiano, em geral, nossas rotinas têm um traçado pré-definido, sempre parecido, conforme aponta o artista. Foram realizadas caminhadas pela Zona Norte de Porto Alegre, iniciadas em dezembro de 2015 (duas vezes por semana). O fotógrafo Paulo Corrêa e Leandro Machado circularam pelos bairros IAPI, Leopoldina, Cohab Rubem Berta, Parque Santa Fé, Sarandi [Vila Elizabeth, Valão, Asa Branca, Meneghetti] e por um trecho da avenida Sertório.

Neste trajeto, surgiram outras Porto Alegres [desconhecidas], modos específicos de comércio nos bairros e vilas, diferentes modos de existir, territórios negros, comunidades de resistência. O artista atentou para a presença dos chalés, os condomínios em número crescente, evidenciando as questões de controle e segurança. Entre as estradas, caminhos, praças, apareceram nos registros manifestações das artes visuais, o protagonismo do meio ambiente (plantas, ervas, bichos, córregos, esgotos, valões), o lamento da ausência do poder público...

Depois dos lançamentos nas cidades do Rio de Janeiro, Montevidéu, La Rochelle o projeto retorna à cidade de origem Porto Alegre, no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) para apresentar novamente o projeto e as vivências que o artista experimentou nestas novas cidades.

“Leandro Machado – Arqueologia do Caminho”
Bate-papo com o artista Leandro Machado e sessão de autógrafos
Data: 08 de dezembro (sábado), a partir das 18h
Local: Canto da Carambola
Endereço: Rua do Oriente, 123 – Santa Tereza – Rio de Janeiro/RJ
Entrada franca, com distribuição gratuita do livro
 

 

Data: 28/11/2018

Fonte: Leandro Machado

Mais informações sobre Leandro Machado

 

A presença de Leandro Machado no portal é um oferecimento de:

Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na