artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia


Aula Magna do Curso de Formação de Escritores 2020 reúne os patronos Marô Barbieri e Dilan Camargo
Metamorfose Cursos


Dia 27 de fevereiro de 2020 ocorreu nova edição do Papo de Escritor, como Aula Magna do Curso de Formação de Escritores. Os convidados foram os patronos da Feira do Livro de Porto Alegre Marô Barbieri e Dilan Camargo.
 
 
Os autores contaram histórias deliciosas sobre o começo de suas carreiras e sobre a publicação dos primeiros livros. Marô lembrou que começou como contadora de histórias na escola em que dava aula, e ao instigar os alunos a escreverem suas próprias narrativas, seu filho, então com 12 anos, a provocou dizendo que ela própria também deveria criar suas próprias histórias: “um professor só pode pedir para os alunos aquilo que ele também faz”. Luiz Filipe, o filho, acabou ilustrando o primeiro livro publicado pela mãe, Tinoca Minhoca.
 
Dilan lembrou de sua infância no distante Itaqui, onde conheceu a literatura pela oralidade. Hoje associa a aproximação com a oralidade ao seu gosto por poesia. Segundo Dilan, todo escritor deve ler poesia, mesmo que não se considere ou não deseje se tornar um poeta. A propósito, sobre a importância da leitura, Dilan disse: “Quem não lê, não escreve; quem lê pouco, escreve pouco; quem lê mal, escreve mal.”
 
Marô e Dilan foram fundamentais para a profissionalização da carreira do escritor no Rio Grande do Sul. Dilan foi um dos fundadores da Associação Gaúcha de Escritores, em 1982, entidade que Marô presidiu por seis anos. Ambos defenderam a importância de o autor valorizar seu trabalho e cobrar cachê, por exemplo. Marô inclusive contou uma história do começo de sua carreira, nos anos 90, sobre como tal postura surpreendeu seus editores da época e a motivou a publicar seus livros por conta própria.
 
Ambos ainda reforçaram a importância da técnica. Dilan lembrou da frase atribuída a Picasso: “que a inspiração me pegue trabalhando”. E reforçou que nenhum texto nasce pronto, que o trabalho do escritor é a releitura. “É muito perigoso a gente não dar tempo ao texto”, completou Marô.
 
Marô, professora por mais de trinta anos, ainda foi contundente ao falar sobre a importância do estudo de gramática: “aprendam português, só escreve bem quem domina sua língua.”
 
Autores experiente, há décadas no mercado e com dezenas de publicações, ambos se mostraram orgulhosos da trajetória, da experiência e da vitalidade. “O meu livro que eu mais gosto é o próximo, é o que eu não escrevi ainda”, comentou Marô, que à noite ainda encantou a turma com a contação de uma história.
 
O Curso de Formação de Escritores segue com inscrições abertas para 2020, clique aqui para conhecer a proposta única do curso. Há turmas quintas-feiras à tarde, quintas-feiras à noite e a nova turma de sábados, com aulas mensais, indicada para quem não mora em Porto Alegre ou tem uma rotina muito atribulada durante a semana.
 
Também estão abertas as vagas para a Oficina de Literatura Infantil, com autores reconhecidos do gênero, entre eles Marô Barbieri. Clique aqui para conhecer a Oficina de Literatura Infantil, que começa em março de 2020 e ocorre nas terças-feiras à tarde ou à noite.
 

 

Mais informações sobre Metamorfose Cursos

 

A presença de Metamorfose Cursos no portal é um oferecimento de:

Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na