artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia


Freqüentando Exposições - Dicas
Gaby Benedyct


Vernissage, Abertura, Inauguração ou Lançamento...tudo sinônimo para o ato de dar início à temporada de uma exposição.

Como eu trabalho em horário comercial e como acho que muita gente trabalha neste horário, muitas vezes , o evento de abertura de uma exposição, à noite ou no final de semana, apresenta-se como a melhor oportunidade de interatividade cultural.

A maioria dos locais expositivos de Porto Alegre mantém horários de visitação conforme o horário comercial. Alguns espaços da Prefeitura Municipal tem horários impossíveis pra quem trabalha, dando-se o luxo de fechar ao meio dia e impossibilitando, inclusive, alguém usar seu horário de almoço para uma atividade cultural.  Galerias comerciais até trabalham em sábados pela manhã, mas não à tarde. Outros espaços, após o dia de lançamento, o visitante só poderá acessar a exposição solicitando agendamento prévio. Os espaços com horários mais flexiveis e possíveis são os museus, muitos deles com bons horários em finais de semana.

Logo, aproveitar a abertura de uma exposição para visitá-la,  poderá ser sua oportunidade única, pois estes eventos normalmente são em horários diferenciados e viáveis,  além de facilitar sua aproximação ao artista que sempre fica feliz com públicos novos.

Aliás, é bom enfatizar....com raras exceções, artista gosta de público! Apresente-se, fale do que mais lhe agradou, pergunte sobre a técnica, sobre suas idéias... é pra isso que o artista está disponível na abertura, para contato com o público. Não se constranja e se apresente ao artista. Já ouvi muitas pessoas que comentaram se constranger e se afastar...é o contrário: se aproxime!

Outro mito sobre aberturas de exposições é a necessidade de convite. Excetuando o Santander, o Margs, o Museu Iberê ou alguns eventos especiais,  que raramente  fazem recepções fechadas ou pré-estréia para imprensa, não existe mais a obrigatoriedade de apresentar o convite para acesso. Isso é uma prática que veio se modificando com o tempo e com o distanciamento do público. Atualmente as aberturas de exposições são amplamente divulgadas nos jornais, mídia em geral e correm a internet, justamente para que o público se motive em comparecer. É muito mais interessante um evento super lotado, que mostra o trabalho para o máximo de pessoas possíveis, tornando-o comentado e transformando-o  em sucesso, do que prúridos sociais que acabam por afastar olhares importantes.

Logo, se você está com vontade de ir em determinada abertura de exposição, VÁ!  - Não se intimide, na maioria dos casos é só entrar e apreciar.... e como já disse, aproveite e cumprimente o artista, que é legal...mas cuidado: É muito mais simpático e elegante parabenizar o artista DEPOIS de ter visto seu trabalho, o que poderá até servir para iniciar uma rápida conversa sobre a obra.

Fica de dica de elegância: lanchar antes do evento e não perseguir o garçon. Uma coisa é beliscar e brindar o momento, outra é usar o coquetel pra tirar a barriga da miséria. Nada o impedirá de fazer isso, claro. Às vezes, sob determinadas circunstâncias, até pode-se disfarçar...  mas com certeza é muito deselegante e, se for recorrente,  pode passar uma imagem muito ruim a seu respeito prejudicando seus contatos sociais. Comportando-se ao contrário, rapidamente passará a imagem de uma pessoa inteligente e interessada de quem todos terão curiosidade em se aproximar.

Então agora é só abrir a Zero Hora, o Correio do Povo, o Jornal do Comércio, ou o seu jornal local, verificar os eventos da semana para montar sua agenda cultural, aproveitar a festa, a confraternização com as pessoas, e claro, O MAIS IMPORTANTE, curtir a Arte!

 

 

Mais informações sobre Gaby Benedyct

 

A presença de Gaby Benedyct no portal é um oferecimento de:

Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na