artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia


Curso: Literatura negra contemporânea e sua recepção

Literatura negra contemporânea e sua recepção
breve painel crítico: textos e autores)

Com Ronald Augusto

Nos dias: 06, 07, 08, e 10 de janeiro de 2014.
Horário: 19h às 21h.
Custo: Cr$ 160,00 pelos 4 encontros. Pagamento em dinheiro ou cheque.



Informações/inscrições com Ronald Augusto.

telefones 9948 0569 ou pelo e-mail dacostara@gmail.com


Debater a produção literária negra significa divulgar e estimular a pesquisa e a reflexão a respeito das obras dos brasileiros afrodescendentes. Campo plural, traço distintivo e ponto de convergências. Mas, também, ambiente lacunar, feito de presenças e ausências, que adquire e projeta sentidos pelo que apresenta e pelo que ainda está por vir e apresentar. Espaço em construção, aberto sempre a investigações e intervenções.

Literatura negra ou afro-brasileira (feita por negros) é um conceito em construção, processo e devir. Além de segmento ou linhagem, é componente de amplo encadeamento discursivo. Vertente textual ao mesmo tempo dentro e fora da Literatura Brasileira. Constitui-se a partir de textos que apresentam temas, autores, linguagens, mas sobretudo, um ponto de vista culturalmente identificado à afrodescendência, como fim e começo. Sua presença implica redirecionamentos recepcionais e suplementos de sentido à história literária canônica.

Proposta: apresentar e debater com o público interessado alguns textos criativos de poetas e ficcionistas negros e, ao mesmo tempo, propor leituras críticas que procurem rastrear e dimensionar, nas fissuras ou à margem do cânone da branquitude, os limites e desdobramentos desses percursos textuais em diálogo com a diversidade cultural brasileira.

Ronald Augusto nasceu em Rio Grande (RS) a 04 de agosto de 1961. Poeta, músico, letrista e ensaísta. É autor de, entre outros, Homem ao Rubro (1983), Puya (1987), Kânhamo (1987), Vá de Valha (1992), Confissões Aplicadas (2004), No Assoalho Duro (2007), Cair de Costas (2012), Oliveira Silveira: poesia reunida (2012), Decupagens Assim (2012) e Empresto do Visitante (2013). Dá expediente no blog www.poesia-pau.blgspot.com e é colunista do site http://www.sul21.com.br/jornal/

 

Data: 16/12/2013

Fonte: Ronald Augusto

Mais informações sobre Ronald Augusto

 

A presença de Ronald Augusto no portal é um oferecimento de:

Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na