Carlos Urbim sobre É tudo invenção

“Quem inventa é poeta

Saiba como tudo foi inventado. Quem ensina é o livro que Ricardo Silvestrin lança nesta Feira. Primeira obra do autor publicada pela Ática, É Tudo Invenção leva Silvestrin para todo o Brasil.
Crianças do Rio Grande do Sul já se deliciam com as invenções do poeta, encontráveis, por exemplo, em Pequenas Observações sobre a Vida em Outros Planetas. Incluídos em antologias nacionais, os achados e o fino humor de sempre estarão também em livros de poesia que serão distribuídos nas escolas brasileiras pelo Ministério da Educação.
Leitores de outros Estados e os fãs de carteirinha há mais tempo vão se encantar com o novo livro de Silvestrin, que ganhou ilustrações de Luiz Maia, no mesmo tom de riso e brincadeiras gráficas. Se Observações é um Atlas hilário de um espaço sideral improvável, É Tudo Invenção é a Enciclopédia que mostra como a maioria das coisas foi criada. No caso da invenção da meia, a explicação vem nos mínimos detalhes: "Primeiro fizeram inteira. Quando viram que eram dois pés, dividiram: meia a meia".
Algumas invenções custam a surgir, leva um tempão para cair a ficha de quem inventa: "Mas foi quando juntou / o pé do sapo / e o do pato / que o inventor / chegou ao sapato". Outras nascem para se tornar utilidade pública e ser usadas a qualquer hora: "Assim pensava / o inventor / da piada. / Queria era ver / todo mundo sorrir. / Mais nada". E são muitos os exemplos de inventos que são creditados ao acaso: "Não dizia / nem sim, nem não. / Nessa tal vez, / nasceu o talvez".
Ricardo Silvestrin é para ser lido de alma leve. Tem que chamar as crianças para perto, mostrar os detalhes dos desenhos do Luiz Maia e declamar a alegria que salta de cada página. Quem lê É Tudo Invenção descobre que, quando duas pessoas conversam com sinceridade, está inventada a amizade. Ou que o abraço veio de um laço: "Foi um sucesso / virou moda / e hoje até na hora / do fracasso / se há braço / há abraço".”

(CARLOS URBIM/ Escritor e jornalista, artigo no jornal Zero Hora)

 

 

acessos: 249271  | Site desenvolvido pela msmidia.com