artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

LIC/RS

O reality show dos “Inadministradores de Cultura” na Assembléia Legislativa
Alexandre Vargas

Os “Inadministradores de Cultura” alcançaram, no curso desse ano a capacidade de autodestruição. A questão é que não basta para a atual Secretária da Cultura do Estado, Mônica Leal, e a Presidente do Conselho Estadual de Cultura, Mariângela Grando, aniquilar-se, elas querem levar o setor. Seja por vontade própria ou por falha é uma imbesibilidade a Secretária da Cultura do Estado dizer, numa audiência pública que discute denúncias de fraudes no setor cultural, que não têm crise na cultura — além disso, cultura é crise.

Antes de darmos de ombros, consideremos o seguinte. O que agora ameaça não é apenas outra rodada de danos auto-infligidos (um traço muito constante da atual gestão de cultura do Estado do Rio Grande do Sul), mas ao refletir sobre a presença da Secretária de Cultura do Estado e a Presidente do Conselho Estadual de Cultura na Assembléia Legislativa, podemos extrair daí uma lição: as duas juntas é garantia de destruição mútua.

O que torna esse horror dos “Inadministradores de Cultura” particularmente pérfido é que essa variante de autodestruição toma forma e avança de maneira direta avolumando-se e expandindo-se de modo visivel nas areas culturais. A perpesctiva é tornar o Estado do Rio Grande do Sul inabitavel para alguns gaúchos, e talvez para muitos artistas. Portanto a auto-extinção da Presidênte do Conselho de Estadual de Cultura e da Secretária de Cultura do Estado é a condição necessária e a melhor chance de sobrevivência para uma “Política de Cultura” para o Estado do Rio Grande do Sul.

A expectativa é saber quem vai para a lata do lixo: os “Inadministradores de Cultura” ou a “Política de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul”?

29/10/2008

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "585605" no campo ao lado.
 
  

 

  Resenhas

As resenhas pubicadas no portal Artistas Gaúchos são de inteira responsabilidade dos articulistas. Se você deseja enviar um texto, entre em contato com o editor do portal. Não é necessário estar cadastrado no portal para enviar resenhas e a veiculação ou não é uma escolha editorial.

editor@artistasgauchos.com.br


Colunas de Resenhas:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na