artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Entre a pena e o pincel: Papo de Artista na Feira do Livro
Teniza Spinelli

A relação entre escritores e ilustradores no mercado editorial foi o tema do 13º Papo de Artista, promovido pelo Portal artistasgaúchos, ocorrido na casa do Pensamento, Armazém A do Cais do Porto, durante a Feira do Livro. O encontro contou com a participação dos ilustradores Salmo Dansa e Rosinha Campos e das escritoras Chistina Dias e Ana Mello. A mediação foi de Marcelo Spalding, editor do Artistas Gaúchos.



No painel, os participantes contaram suas experiências no mercado editorial, demonstrando que a forma de trabalho entre escritor e ilustrador varia muito. Há casos em que ambos conversam antes da ilustração, outros em que o editor não permite nenhum contato e até mesmo casos em que o ilustrador sugere outro final para o escritor.

Outro tema abordado foi a remuneração do trabalho dos artistas. Os ilustradores costumam ganhar um cachê pelo trabalho, mas ficam com pequena parte de direitos autorais (em torno de 2%), mesmo em grandes vendas, como as vendas de governo, enquanto os escritores ficam com a sobra dos 10% (em torno de 8%), mas não recebem cachê inicial pelo trabalho realizado. O consenso é que a remuneração do ilustrador deveria ser maior, mas sem prejudicar a remuneração do escritor, o que não é fácil em razão da altíssima fatia das distribuidoras e livrarias nesse processo (50% a 6º%).

Nas considerações do painel ficou também expressa a idéia de que existe uma espécie de “novo gênero”, que é o livro ilustrado, pois o próprio formato do livro traz consigo uma “potencia narrativa” que é diferente daquela sem a ilustração. Também não se trata de valorizar mais ou menos os artistas envolvidos. A escritora Christina Dias (christinadias.blogspot) destacou a importância da triangulação escritor/ilustrador/editor. A ilustração, a diagramação, enfim o design gráfico, tudo isso é essencial para um bom livro. Outra constatação é que não dá para pensar literatura para a infância sem pensar em ilustração. A autora disse que, infelizmente, não há uma escola de ilustração entre nós. Ela acredita que é importante para o autor do texto conhecer o ilustrador e discutir com ele o melhor efeito para o livro. Ana Mello (minicontosanamello.blogspot.com) concorda, mas acredita que a internet leva muito mais longe a escrita do que a publicação em papel. Ainda assim aceitou o convite que lhe fez a Casa Verde e aderiu ao livro impresso, que trouxe para esta Feira. Ana afirmou que estabelece uma estreita relação com a ilustradora de seus livros, pois a capa do livro é já a primeira leitura e super importante na edição.



Os ilustradores Salmo Dansa e Rosinha Campos falaram sobre seu processo de criação, avaliando a narrativa conforme a idade do leitor, pois a imagem não é só um complemento, mas um diálogo. Para ambos, o texto dos autores é sempre desafiador e, muitos fatores influenciam quem ilustra. “Estamos vivendo um momento de transformação. Não há ainda um pensamento construído, um posicionamento, um consenso da classe. Esta é uma discussão nova, mas todos acreditam que o livro é um objeto único, indivisível, onde os envolvidos têm o mesmo peso e o mesmo objetivo que é alcançar e cativar o leitor.


16/11/2009

Compartilhe

 

Comentários:

Gostaria de passar uma história de autoria própria para a escritora Célia Cristina Godoy Silva, pois esta escreveu o livro Ana e Ana, literatura dirigida a professores da educação infantil, que fazem uso de histórinhas infantis com temática da inclusão social, não só das pessoas afro-descendentes, achei o livro fantático, aborda a igualdade dos gêmeos de cor com suas diferenças, muito bom mesmo, eu tenho em mente uma história de um menino negro herói, seria possível me corresponder com ela para lhe passar a minha história?
Eva c. Mendes, Curitiba - Paraná 21/11/2010 - 19:41
Adorei estar tão bem acompanhada e fiquei feliz com a participação do Salmo e da Rosinha que eu só conhecia pela internet, eles logo aceitaram o convite e compareceram com disposição. A Christina, todo mundo já sabe como é animada e participativa. Vamos continuar sim, adorei!!!!
Ana Mello, Porto Alegre/RS 20/11/2009 - 11:41
Como eu gosto de perceber que esse debate começou pra valer. Vamos montar para 2010 um grupo para discutir mais profundamente esse tema?
Christina Dias, poa/rs 20/11/2009 - 11:14

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "141609" no campo ao lado.
 
  

 

  Resenhas

As resenhas pubicadas no portal Artistas Gaúchos são de inteira responsabilidade dos articulistas. Se você deseja enviar um texto, entre em contato com o editor do portal. Não é necessário estar cadastrado no portal para enviar resenhas e a veiculação ou não é uma escolha editorial.

editor@artistasgauchos.com.br


Colunas de Resenhas:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na