A cantora paulista Monica Salmaso, ao comentar sobre o modo como concebe o canto e conseqüentemente o seu canto na canção, estabelece no seu artigo ‘O Canto dentro da Música’ um parâmetro curioso de sua postura como intérprete: a do “músico que se mistura com o seu instrumento”.
De fato, Salmaso é uma das poucas cantoras brasileiras que consegue com uma habilidade entre o espontâneo e o preciosístico, porém, fruto de inúmeras experiências e reflexões, cantar com o instrumento e não sobre o instrumento descortinando assim os sentidos mais sutis de uma canção.
Sua voz não canta apenas: revela desvelando.
Reconheço nesta cantora uma referência vocoperformática no sentido de que sua compreensão do cantar envolve sempre uma condição simbiótica, integrada, partilhada com o(s) instrumento(s) e mesmo assim, singular.
Todas as suas interpretações trazem esta ‘marca’, se é que se pode chamar de ‘marca’, pois se manifesta de modo tão despojado e generoso, que ‘soa’ como a sonoridade do seu corpo-alma.
Ao fazer do som do ‘outro’ uma extensão sua, seu som revela-se ao ‘outro’, extensão idêntica, quase que num passe de mágica.
Talvez resida aí a lição deste malabarismo sutilíssimo: cantar percebendo-se no quase possível outro (eu no outro – o instrumento violão) e reencontrando-se revelado (no quase possível outro- o instrumento violão) em novo eu, numa alquímica mistura integrada, mesmo que solo: violão com a própria voz.
Para isto acontecer naturalmente são necessárias horas e horas de ‘timbragem’ entre ambos – violão com a voz; voz com o violão. Apropriar-se do outro sem sufocar o som (do outro e seu), apenas ocupando, partilhando espaços possíveis e descobrindo neste encanto os próprios ‘enquantos’ de cada voz: a do outro (o seu violão) e a sua (o próprio canto).
Para fins ilustrativos do exposto no texto, disponibilizo em mp3 para download a canção de minha autoria intitulada 'TEMA PARA UM COMPASSO DE ESPERA' interpretada por mim ao violão e por Monica Salmaso na Voz. Esta canção consta no CD 'PERCUSSÌVÉ ou a prece do louva-a-deus'.
* este texto é parte integrante do Ensaio do meu LIVRO-CD-CDROM - TAMBURILANDO CANÇÕES - FELIPE AZEVEDO - VIOLÃO COM VOZ!
a pergunta do primeiro comentarista, materializa um espanto que me permito traduzir assim: seu texto, felipe, chega perto de uma mini-metafÃsica do canto (da voz na canção), já que procura interpretar de modo preciso os lances imprecisos de uma beleza dificÃl que a mônica faz simples. muito legal. ronald augusto, porto alegre, rs23/05/2010 - 09:55
PreciosÃstico, Corpo-alma, Vocoperformática, "enquantos"... Vocês fumaram o q? Ademir Machado Cerico, Porto Alegre04/05/2010 - 00:12
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