artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Música

Sobre os ‘enquantos’ do ‘Violão com a Voz’
Felipe Azevedo

A cantora paulista Monica Salmaso, ao comentar sobre o modo como concebe o canto e conseqüentemente o seu canto na canção, estabelece no seu artigo ‘O Canto dentro da Música’ um parâmetro curioso de sua postura como intérprete: a do “músico que se mistura com o seu instrumento”.

De fato, Salmaso é uma das poucas cantoras brasileiras que consegue com uma habilidade entre o espontâneo e o preciosístico, porém, fruto de inúmeras experiências e reflexões, cantar com o instrumento e não sobre o instrumento descortinando assim os sentidos mais sutis de uma canção.

Sua voz não canta apenas: revela desvelando.

Reconheço nesta cantora uma referência vocoperformática no sentido de que sua compreensão do cantar envolve sempre uma condição simbiótica, integrada, partilhada com o(s) instrumento(s) e mesmo assim, singular.

Todas as suas interpretações trazem esta ‘marca’, se é que se pode chamar de ‘marca’, pois se manifesta de modo tão despojado e generoso, que ‘soa’ como a sonoridade do seu corpo-alma.

Ao fazer do som do ‘outro’ uma extensão sua, seu som revela-se ao ‘outro’, extensão idêntica, quase que num passe de mágica.

Talvez resida aí a lição deste malabarismo sutilíssimo: cantar percebendo-se no quase possível outro (eu no outro – o instrumento violão) e reencontrando-se revelado (no quase possível outro- o instrumento violão) em novo eu, numa alquímica mistura integrada, mesmo que solo: violão com a própria voz.

Para isto acontecer naturalmente são necessárias horas e horas de ‘timbragem’ entre ambos – violão com a voz; voz com o violão. Apropriar-se do outro sem sufocar o som (do outro e seu), apenas ocupando, partilhando espaços possíveis e descobrindo neste encanto os próprios ‘enquantos’ de cada voz: a do outro (o seu violão) e a sua (o próprio canto).

Para fins ilustrativos do exposto no texto, disponibilizo em mp3 para download a canção de minha autoria intitulada 'TEMA PARA UM COMPASSO DE ESPERA' interpretada por mim ao violão e por Monica Salmaso na Voz. Esta canção consta no CD 'PERCUSSÌVÉ ou a prece do louva-a-deus'. 

* este texto é parte integrante do Ensaio do meu LIVRO-CD-CDROM - TAMBURILANDO CANÇÕES - FELIPE AZEVEDO  - VIOLÃO COM VOZ!


*SALMASO, Monica. O canto dentro da música. Ensaio. São Paulo: 2007. Disponível em <http://musicosdobrasil.com.br/ensaio.jsf >

 


07/04/2010

Compartilhe

 

Comentários:

a pergunta do primeiro comentarista, materializa um espanto que me permito traduzir assim: seu texto, felipe, chega perto de uma mini-metafísica do canto (da voz na canção), já que procura interpretar de modo preciso os lances imprecisos de uma beleza dificíl que a mônica faz simples. muito legal.
ronald augusto, porto alegre, rs 23/05/2010 - 09:55
Preciosístico, Corpo-alma, Vocoperformática, "enquantos"... Vocês fumaram o q?
Ademir Machado Cerico, Porto Alegre 04/05/2010 - 00:12
Felipe, Belo texto!!! A musicalidade da Monica Salmaso realmente é mt especial, assim como a sua. Que orgulho de ter te encontrado neste mundão da internet! Abs, Amanda Garruth
Amanda Garruth, SJM / RJ 27/04/2010 - 15:18
O texto do Felipe lembra aquele haikai do Matsuó Bashô em que a cigarra se canta toda, uma entrega total. Na música disponibilizada (ouço o cd), voz e violão, cada um entra com o que lhe cabe de forma milimetricamente precisa, é ouvir e constatar. E isso sem afetamentos ou malabarismos excessivos que chamassem para fora do movimento da canção. Não se chega a algo assim sem experiência e muito trabalho.
Sidnei Schneider, Porto Alegre (RS) 14/04/2010 - 22:12
Adorei o site! Não consegui ser seguidora, pois entendo pouco de internet.Espero que voces mandem notícias através do meu blog. End: deparisasaoborja.blogspot.com
marta, poa 08/04/2010 - 17:05
Esse 'enquanto' me soa também um continuar-a-ser. O continuar-a-ser sonoro que vai do violão à voz, e da voz ao violão. Da voz entre as fibras da madeira, mentre - como diriam os italianos para "enquanto" - as cordas vocais do violão cantam a voz que convoca o outro. A voz movimenta o mundo interno e o externo, (em)quando tamburila com o violão o continuar-a-ser das canções. Não seria este movimento a própria pulsação? Um continuo revisitar daquela pulsação, nossa velha conhecida, na altura do timo? Sem dúvida aguardamos ansiosos o lançamento de mais um trabalho primoroso como este que o Felipe Azevedo tem feito. Parabéns por mais este trabalho!
Cristian Marques - Editor / Modelo de Nuvem Editora, Porto Alegre - RS 08/04/2010 - 07:52
Enquanto li, resgatei a impressão de que no "enquanto" é que reside o maior valor de uma busca, tanto na arte como na vida. Obrigada por este enquanto! Um abraço! Bianca
Bianca Obino, Porto Alegre 07/04/2010 - 19:32

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "404509" no campo ao lado.
 
  

 

  Felipe Azevedo

Felipe Azevedo é compositor e violonista, premiado com 5 prêmios Açorianos, além de prêmios em festivais locais e nacionais. Licenciado em Música (IPA) e Letras (PUC), o músico também estudou Harmonia, Contraponto e Forma e Análise com Fernando Mattos; Harmonia e Improvisação com Cristiano Kotlinski; técnica violonística com Eduardo Castañera e atualmente recebe Orientação Vocal aplicada ao seu trabalho de compositor com Lúcia Passos. Com 03 álbuns lançados Felipe está em fase de finalização de seu novo CD – Tamburilando Canções – Felipe Azevedo – Violão com Voz, prêmio FUNARTE – RJ.

felipaz@terra.com.br
www.felipercussive.blogspot.com
twitter.com/felipazev


Colunas de Felipe Azevedo:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque

Carreira de Escritor

Escrevendo para redes sociais


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações