artistasgauchos












Entrevista

"Gaúcho não é melhor nem pior do que ninguém, mas que é diferente, lá isso é."
Marcelo Spalding


O rosto de Marcos Breda é conhecido, e seu currículo, vasto. Atuou em vinte e seis peças de teatro, como "Bailei na Curva", sendo em quatro delas como co-produtor, vinte filmes e vinte e nove trabalhos em televisão ao longo de uma carreira iniciada em 1981.

Em entrevista ao portal, conta como foi o começo de sua carreira, revela sua paixão pelo teatro e reforça sua relação com o Estado em que nasceu.

Artistas Gaúchos: Marcos, hoje és um artista conhecido e reconhecido, mas como foi o início de sua carreira? Imaginavas chegar nesse patamar?

Marcos Breda: O início da minha carreira foi totalmente fruto do acaso, creio. Mas há quem diga que nada é por acaso... Tinha 20 anos e fazia faculdade de Engenharia na UFRGS. Uma amiga me convidou, um dia, para assistir ao ensaio de uma peça de teatro. Fui, gostei do que vi e voltei várias vezes. Até que o diretor (Nestor Monastério) acabou me convidando para fazer figuração no espetáculo. A peça era Marat-Sade e o ano era 1981. Estreamos em março de 1982. Desde então nunca mais parei. Trabalhei em Porto Alegre durante quatro anos, fazendo teatro, cinema, televisão e publicidade, ao mesmo tempo que me formava em Letras na UFRGS e lecionava inglês. Em 1986 fui para São Paulo filmar "Feliz Ano Velho" e depois me mudei para o Rio, onde moro e trabalho até hoje, quase trinta anos depois. Não sei definir exatamente em qual "patamar" eu me encontro. Só sei que poder sobreviver do meu trabalho, com dignidade e prazer, é uma bênção que não tem preço.

O que tu dirias hoje para um jovem que sonha ser ator de televisão?

Diria apenas que ele deveria - antes de fazer televisão - se dedicar a ser um bom ator de teatro. Teatro é a maior das escolas e o lugar de onde o ator jamais deveria se ausentar. E estudar, estudar muito porque ser ator é/pode/deve ser bem mais do que apenas aparecer na televisão.

A propósito, tu preferes televisão, cinema ou teatro? Há muita diferença para o ator?

Considero teatro a atividade mais gratificante e exigente para o ator. Na televisão ou no cinema existem várias instâncias intemediando o contato do ator com o público. Mas no teatro é corpo-a-corpo. Em nenhum lugar o ator é mais responsável pelo resultado final do seu trabalho do que no palco. No cinema e na televisão você precisa ser bom apenas uma vez: na hora que está filmando/gravando. Mas no teatro, bem, você tem que ser bom toda santa noite...

Tu te consideras um artista gaúcho, apesar do sucesso nacional? Acha positiva ou negativa essa identificação com o Estado?

Me considero, desde sempre, um artista gaúcho e brasileiro. Nunca me envergonhei de minhas origens e tenho muito carinho pela minha terra e minha gente. Gaúcho não é melhor nem pior do que ninguém. Mas que é diferente, lá isso é.

Um momento inesquecível da tua carreira.

Produzir e protagonizar a peça Arlequim, Servidor de Dois Patrões. O personagem mais exigente, divertido e apaixonante que já fiz.

Um livro de cabeceira.

Morangos Mofados

Um artista gaúcho que jamais pode ser esquecido.

Caio Fernando Abreu


28/01/2008

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "292405" no campo ao lado.
 
  

 

  Entrevistas

As entrevistas publicadas no portal Artistas Gaúchos são feitas pela equipe do portal, mas se você deseja enviar uma entrevista, entre em contato com o editor do portal.

editor@artistasgauchos.com.br


Colunas de Entrevistas:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Projeto desenvolvido pela Metamorfose Cursos e Editora - contato@metamorfosecursos.com.br






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações