artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Música

A redenção da “anti-artista”
Bruna Repetto

Um significado único e diferente apresentado ao público, palco, luzes, música e dança em harmonia, vida em cena da cena de vida de uma artista radiante, brilhante e intensa.

- I felt it - diz Nina, protagonista do filme Cisne Negro (2010). Foi com esta sensação que saí da sala de cinema: eu senti o drama, a loucura, a intensidade e as angústias de uma bailarina obstinada pela perfeição e sufocada por uma mãe controladora. 

A princípio um roteiro sem grandes surpresas, o enredo central é sobre Nina (Natalie Portman), uma bailarina que sonha em conseguir o papel principal no famoso balé Lago dos Cisnes e se tornar a grande estrela de uma companhia de balé. Além disso, encontramos o chefe mulherengo e insensível (Vincent Cassel), a adversária (Mila Kunis), a mãe super-protetora (Barbara Hershey) e um drama pscicológico, que amarra o desenvolver da narração. Mas o roteiro costura a trama muito bem, juntamente com uma bela fotografia e uma marcante trilha sonora.

A música de Tchaikovsky, presente de modo intenso, e os ruídos descritivos, que remetem a barulhos de cisnes acompanhando o andar de Nina, tornam a trama ainda mais real. As penas que brotam da pele da bailarina não são apenas a ficção dentro da ficção.  A indicação de Portman ao Oscar é merecida, enquanto cisne branco, ela é frágil, sofredora e pura, um tipo de personagem contida que costuma acompanhar sua carreira. Dessa vez, Portman teve também de colocar seu Cisne Negro para fora, uma personagem sensual, agressiva, intensa e sem escrúpulos.

Nina é vista como uma bailarina eficiente, mas frígida, pelo chefe da Companhia de balé. Vive com a mãe, bailarina frustada que projeta seus desejos na filha, e sua vida social é quase nula. Nesta profissional obsecada, falta tesão, paixão e emoção. Nina é um robô, e sua parte humana está à beira de um colapso. Ela busca a perfeição para ser ovacionada e então triunfar acima de qualquer limite humano. A forma como o diretor Darren Aronofsky (o mesmo de O Lutador, 2008) conduz a história é dinâmica e sombria, assim como a mente de protagonista, trabalhando o contraste de personalidades na luz, na música, no figurinho e no tom das falas. O diretor leva sua protagonista “anti-artista” à redenção,  redimindo a personagem da ausência emocional, mas não a livrando de sacrifícios. 

O brilho da narrativa, tecido pela música cheia de alternâncias sela o fascínio pela dualidade, pelo destino e as consequentes escolhas e o sofrimento em conviver com as perdas. Se Odete amava Siegfried, algo inevitável se oporia a esta união, cumprindo a impossibilidade de ser feliz, segundo o balé de Tchaikovsky.  Frente à continuidade do seu desejo, a atormentada Nina também sucumbe à tragédia.


16/02/2011

Compartilhe

 

Comentários:

Belo texto, Bruna! beijo!
Aline Bueno, Porto Alegre/RS 16/03/2011 - 21:35
Bruna; Sou poetisa e como tal sei reconhecer elementos fundamentais a um bom texto "doação, amor e respeito aos fatos" características de todo o bom jornalista (risos) até a próxima, nos encontramos no twitter, um beijo no coração! PS: Mais uma vez o site está de parabéns!
Inoema Jahnke, Cachoeirinha/RS 17/02/2011 - 16:23

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "122306" no campo ao lado.
 
  

 

  Bruna Repetto

Bruna Repetto é cantora, compositora e jornalista. Gaúcha de Porto Alegre, Bruna se interessou desde cedo por música. Aos 5 anos, já passava as tardes cantando na casa de uma vizinha pianista. Aos 18 anos, iniciou seus estudos de canto erudito e fez parte do coral da OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Em 2000, Bruna viajou para Boston – EUA para estudar jazz na renomada universidade Berklee College of Music. De volta ao Brasil, terminou a faculdade de jornalismo na universidade PUCRS e mudou-se para São Paulo. Em 2006, graduou-se em música pela Faculdade Souza Lima & Berklee e foi convidada para lecionar canto no Conservatório de Música Souza Lima. Em 2010, depois de oito meses de trabalho como produtora, compositora e intérprete, lançou seu álbum de estréia chamado Em Movimento. Além do trabalho autoral, Bruna compõe trilhas sonoras e material publicitário. Recentemente, a cantora gravou com o violonista e compositor da Bossa Nova, Roberto Menescal, um álbum lançado no Japão. Como jornalista cultural, faz colaborações para o Jornal do Brasil e Zero Hora. É idealizadora do curso Música:hobby, profissão ou negócio? Tudo o que você sempre quis saber e não tinha a quem perguntar. Em 2011, lança seu primeiro livro pela Edipuc, chamado Quando a música entra em cena. Atualmente, está em produção do seu próximo projeto musical.

brunamr@hotmail.com
www.brunarepetto.com/
www.facebook.com/pages/Bruna-Repetto/207586755949882?ref=hl


Colunas de Bruna Repetto:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque

Carreira de Escritor

Escrevendo para redes sociais


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações