Imagem divulgação
Depois de contar um pouco da experiência (ainda não acabada, obviamente) da publicação do e-book Pedaços de Possibilidade, agora conto um pouco do que ocorreu no teste com Smashwords , uma das plataformas pioneiras do self-publishing. Em 2011, por pura curiosidade e no intuito de saber como funcionava o sistema de auto publicação Smashwords (o propósito era disponibilizar um e-book didático para iniciantes completamente por fora do esquema dos livros digitais), publiquei um single com o conto “De teias e paletas” – que está no e-book Pedaços de Possibilidade. O processo de publicação é simples, rápido e indolor, com a única possível limitação de que o site todo está em inglês. Então, passemos à análise dos mesmos itens discutidos no artigo anterior.
Quanto à forma
Aqui vem a primeira auto crítica. Como um trabalho focado no teste da ferramenta para autores, não houve cuidado ou preocupação com detalhes importantes, como a capa, por exemplo. À época, estava migrando de sistema operacional e sem dominar nenhum software que permitisse produzir uma capa minimamente apresentável. O resultado, então, é desastroso. Quanto à formatação do texto, como o Smashwords só trabalha com a conversão automática de arquivos em word (convertendo-o para vários formatos), é impossível controlar o resultado final. Para um single, isso pode não ser relevante, mas para e-books maiores a tendência é um resultado visual muito pobre.
Quanto ao conteúdo
Escolhi um único conto, que tem valor afetivo para mim por ter sido a primeira ficção de fato que produzi, mas abstenho-me de maiores análises. Deixo para quem tiver curiosidade de baixar (gratuitamente) o conto aqui.
Uma opinião foi registrada para o texto e pode ser vista na página do single no próprio Smashwords e no goodreades.
Quanto à divulgação
Para este conto, limitei-me a postar meia dúzia de vezes, no twitter e no facebook, o link direto para a página do e-book no smashwords.
Quanto às vendas
Depois de praticamente um ano, sem nenhum empenho em tornar conhecido o empreendimento, foram 64 downloads e 2 vendas. Explico – o Smashwords tem um esquema interessante (que outras plataformas de auto publicação que testei não tem) de permitir ao autor que possibilite ao leitor a escolha sobre o quanto pagar, se quiser pagar.
Resumo da Ópera (digo, da performance da obra)
A edição não teve maiores resultados, em parte porque não houve esforço de divulgação, mas creio que também pela não popularidade do Smashwords entre leitores brasileiros, uma vez que não há uma versão em português do site. As vantagens da plataforma são os diferentes formatos em que o e-book é disponibilizado. A desvantagem é a impossibilidade de controlar o resultado visual.
Ah, sim, vale dizer que o serviço é gratuito, ou seja, o autor disponibiliza sua obra e pode vendê-la através do Smashwors, que também pode (se o e-book atender certos padrões de formatação) coloca-lo a venda em livrarias como iBookstore e Barnes & Nobles. O que o smashwords leva? Um percentual que varia de 15 a 40% do preço de “capa”, dependendo de onde a venda foi concretizada – no Smashwords ou em livrarias externas.
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