artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Artes Cênicas

Paralelos Possíveis Entre a Arte do Ator e a Arte do Cantor
Douglas Carvalho

Foi dada a largada! Esta semana recebi no meu atual trabalho, o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do estado do Rio Grande do Sul, o SATED/RS, a visita da minha orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso, a professora Celina Alcântara, grande atriz, integrante do grupo Usina do Trabalho do Ator. Sou formado em Bacharelado em Teatro e, no momento, estou concluindo também a Licenciatura em Teatro, na UFRGS, portanto, para me formar novamente, devo fazer uma monografia a respeito de algum assunto pertinente à arte teatral. Como venho trabalhando atualmente com espetáculos que interligam o teatro e a música, propus-me a seguinte pesquisa: Paralelos Possíveis Entre a Arte do Ator e a Arte do Cantor.

Estou muito feliz em pesquisar algo que me fascina tanto e ter como orientadora uma grande profissional como Celina, tanto na área acadêmica, como na área artística. Pois bem, tive como primeira tarefa buscar uma definição acadêmica do que é um “ator” e um “cantor” no sentido mais restrito das palavras. Não pretendo aqui defini-los academicamente, mas achei interessante dividir com os próprios artistas gaúchos frequentadores desse site essas definições. Acredito que por mais que as artes se relacionem entre si, a autodenominação é um fator importante nessa pesquisa. Nesse próprio site em que vocês se encontram, há diversos artistas listados como profissionais do Teatro e/ou da Música. E, no momento que alguém se diz “ator”, essa pessoa é, portanto, um ator, por mais que seu trabalho mostre relação também com a área musical. Da mesma forma, há “cantores” que se definem como tal, por mais teatral que seu trabalho seja, como, por exemplo, cantores de ópera, para citar apenas uma área de encontro entre as duas artes citadas.

De acordo com o dicionário Aulete, a definição de ator, no sentido que procuro (do profissional de teatro) é “aquele que interpreta personagens em peças de teatro, filmes de cinema filmes e novelas de TV”. Já o Michaelis define ator como “aquele que representa em teatro”. Se pensarmos nas artes cênicas e na música de hoje em dia, essas definições acabam servindo para ambos os profissionais aos quais eu me refiro, visto que um cantor também pode representar em um teatro, bem como interpretar personagens ao cantar uma música ou mesmo em uma ópera (ainda mais se levarmos em consideração que artistas que trabalham com ópera se autodenominam, na maioria das vezes como “cantores”).

Já a definição de cantor, no Aulete, diz o seguinte: “aquele que canta, que entoa cantos ou canções”. No Michaelis, cantor é o “artista que canta por profissão”. É muito raro ver, hoje em dia, uma peça teatral que não possua músicas cantadas por atores, mesmo em coro. Portanto, atores também são profissionais que entoam cantos ou canções, e essa atividade faz parte de sua profissão. E, na maioria das vezes, mesmo que possuam uma técnica vocal apurada, com belíssima potência e afinação, esses artistas se autodenominam “atores” quando perguntados sobre seu ofício.

Já vi que tenho um longo trabalho pela frente, e esse é só um breve início. Mas já agora percebo paralelos possíveis entre a música e o teatro. E minha intenção com essa pesquisa é que, cada vez mais, a arte teatral e a musical seja enriquecida com um diálogo mais profundo e cooperativo entre os profissionais do teatro e da música gaúchos. Veremos no que isso tudo vai dar.


18/04/2011

Compartilhe

 

Comentários:

Caro Douglas: Parabéns pela coragem em enfrentar tema tão espinhoso! Como diria o velho Chacrinha, "eu não vim para explicar, vim para confundir", assisti nestes dias um documentário sobre o grupo Dzi Croquettes. Para quem não conhece vale a pena conhecer! Neles todas as fronteiras são arrancadas: ator-cantor, homem-mulher, público-privado, e por aí segue... Boa sorte! Cláudio
cláudio brasil, Porto Alegre 27/04/2011 - 20:44
Caro Douglas, Que bom que nossa primeira comnversa já deu frutos. Penso que para aprofundar a reflexão acerca das práticas do cantor e do ator, o melhor será tu teres alguns tópicos para tentar traçar diferenças e parelelos entre essas 2 práticas artisticas. Por exemplo: quais as diferenças entre a formação de um e de outro; quais são as especificidades de espetáculos dos quais participam; em termos históricos, como foi se configurando uma idéia de ator e outra de cantor; em relação a status social; à renumeração, enfim, tudo que possa trazer elementos objetivos sobre os quais tu possas refletir acho que pode ajudar na pesquisa. Forte abraço Celina
Celina Alcântara, Porto Alegre/RS 18/04/2011 - 14:39

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "223401" no campo ao lado.
 
  

 

  Douglas Carvalho

Douglas Carvalho é ator, produtor cultural e professor de interpretação para Teatro, TV e Cinema. Bacharel em Teatro pela UFRGS, atualmente cursa também a Licenciatura em Teatro pela mesma universidade. Participou do seriado VidAnormal, da TVCom e atuou em três curtas-metragem como protagonista: Inversus (2008), Não Olhe (2010) e Inferno Azul (2010). No teatro, atuou em 11 espetáculos, entre os quais destaca Salomé - o amor e sua sombra (2007/2008), O Balcão (2007/2008), Dois Perdidos Numa Noite Suja (2008/2009) e A Aurora da Minha Vida (2009/2010), estes dois últimos com a Cia. de Teatro Gato&Sapato da qual faz parte atualmente, desenvolvendo seu trabalho como ator e produtor.

carvalho.douglas@gmail.com
douglasdad.blogspot.com
https://www.facebook.com/douglascarvalho7777


Colunas de Douglas Carvalho:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque

Carreira de Escritor

Escrevendo para redes sociais


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações