artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Poesia

Aos olhos da poeta
Roselaine Funari

“Poesia é um sonho de amor.” Luiz Burzlaff e Lurdes Setti

A falta da visão daquele lugar me enxergou por inteira: ansiedade, alegria, emoção e entusiasmo. A indiferença não faz parte da falta de visão. E o mais difícil foi tentar segurar os sentidos que estavam a flor da pele. Fui sentida dos pés à alma. Não há como esconder-se no lado de dentro de si. Naquele momento eu acabava de aprender que quem não vê com os olhos, enxerga além das intenções do mundo. Era tudo muito diferente, a janela era a voz, as paredes eram sensíveis aos toques e a superação diária era a sala de estar. Foi assim o primeiro dos quatorze encontros que viriam. Ao construir o PROJETO POESIA INCLUSIVA, esperava que o aprendizado fosse grande, mas a intensidade disso tudo em mim foi imprevisível. Fui tomada por uma energia que nunca havia experimentado e que deu ainda mais sentido a tudo que havia programado. A partir daí, sonhos foram acionados numa sala sem limites. Nela, recebemos a visita dos pássaros, riachos, mares e conchas, plantamos nossas sementes e através da sensibilização provocada por vivências, vimos florescer poemas. Na ponta dos dedos os sentidos leram verdadeiros buquês de palavras, imagens e sensações.

A oficina de criação poética para deficientes visuais deixa suas primeiras pegadas com essa turma pioneira no nosso estado, que desbravou este caminho com toda determinação necessária para brotar no pleno inverno da falta de acessibilidade a vida. Lindos! Eles são demais e desejam continuar criando seus versos. E para completar a felicidade, dois dos participantes decidiram se casar. Que máximo! Agora, continuo poeta, tenho um filho maravilhoso, um marido amado e em breve serei a madrinha do amor entre Seu Luiz e Dona Lurdes.
O Poesia Inclusiva começa a contar sua história, a mostrar que a poesia, além de transfigurar o mundo, numa atitude de inclusão, também pode melhorá-lo e quem sabe um dia modificá-lo. “Basta a pessoa querer, que ela consegue.”, essa é a frase que Seu Luiz repete com orgulho a cada poema criado. Enquanto aprendo com ele, escrevo as coisas que antes eu não enxergava. Tenho muito a escrever.
 

Roselaine Funari
Coordenadora do POESIA INCLUSIA,
patrocinado pela Stemac S/A Grupos Geradores,
e ministrante da Oficina de Criação Poética para Deficientes Visuais


02/08/2011

Compartilhe

 

Comentários:

Tive o privilégio de participar de um dos encontro da Roselaine, Seu Luiz e Dona Lurdes e posso entender como a querida Rose foi recompensada por seu trabalho. Os momentos que passei em apenas um dia, na Oficina de Criação Poética foram de puro encantamento.
Parabéns, também pelo belo texto
Gerci Oliveira Godoy, Porto Alegre/ RS 10/08/2011 - 20:32

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "472409" no campo ao lado.
 
  

 

  Resenhas

As resenhas pubicadas no portal Artistas Gaúchos são de inteira responsabilidade dos articulistas. Se você deseja enviar um texto, entre em contato com o editor do portal. Não é necessário estar cadastrado no portal para enviar resenhas e a veiculação ou não é uma escolha editorial.

editor@artistasgauchos.com.br


Colunas de Resenhas:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na