Não é à toa que o livro Traços, da escritora Liz Quintana, editado pela Editora Metamorfose, foi finalista do prêmio da AEILIJ - Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil - em 2019.
Antônio, um adolescente, acaba de perder seu irmão mais velho André de forma trágica. O recente relacionamento com Cíntia, ex ligada às drogas, o levou à morte. A família se desmantela, os pais se separam sem conseguir lidar com a dor. Perturbado, Antônio esfria seu relacionamento com Carol, sua colega de aula.
O enredo da novela vai se costurando aos poucos, nos vinte e um capítulos cujos títulos são verbos conjugados na terceira pessoa do singular, cuidadosamente escolhidos de acordo com o desenrolar dos fatos. A maioria dos capítulos é narrada em primeira pessoa do singular, com foco em Antônio, outros em Carol. Cartas, mensagens apagadas, trocas de narradores e focalizadores, sensações constroem o enredo deixando a leitura prazerosa e interessante.
A família de Antônio se reúne aos poucos e o final mostra uma reestruturação de esperanças e sentimentos. Antônio com os pais, e com Carol.
Alguns capítulos, escritos em segunda pessoa, são cruciais para o entendimento da morte de André ( Deco) e para o relacionamento de Antônio com Carol. Como André e Cintia se conheceram, sobre a praia, sobre as drogas, sobre a fuga, sobre a sua morte. O capítulo 18, intitulado “Incinera” é uma carta de Cíntia, um desabafo para Antônio, no qual o leitor junta mais peças ao quebra cabeças, e visualizando todo o enredo.
Não posso deixar de mencionar as impecáveis ilustrações que são feitas também pela Liz Quintana.
O livro é muito bem costurado, todas as arestas são aparadas de forma que prende a atenção do leitor. O tema do livro é muito atual e agrada, não somente o público juvenil, como também os adultos.
25/12/2020
Compartilhe
Comentários:
Envie seu comentário
Preencha os campos abaixo.
Resenhas
As resenhas pubicadas no portal Artistas Gaúchos são de inteira responsabilidade dos articulistas. Se você deseja enviar um texto, entre em contato com o editor do portal. Não é necessário estar cadastrado no portal para enviar resenhas e a veiculação ou não é uma escolha editorial.
Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.