Chamava-se Vitória. Por alguma razão especial, Vitória chegou-se a mim num intervalo e segurou-me a mão. Tinha um olhar insistente que pedia atenção, aquele tipo de olhar de criança que solicita, talvez, um carinho especial.
Foi no intervalo para almoço que seria na própria escola, que eu senti o insistente olhar de Vitória posto em mim. Dei um abano e ela me respondeu com um sorriso. As demais crianças já haviam retornado às suas casas e, após o almoço, outra leva de alunos viria para o encontro à tarde. Havia pressa.
Ao me dirigir ao refeitório com as professoras, parei para conversar com Vitória. E fiz a ela uma promessa – que ainda escreveria uma história muito bonita em que a personagem se chamaria Vitória em homenagem a ela. Tomei a iniciativa de abraçá-la. Ela se deixou abraçar, me devolveu um sorriso e depois correu para o refeitório.
Tive a grata oportunidade de conversar, num dos intervalos, com o grupo de alunos mediadores de leitura. Ao cumprimentar Vitória pelo trabalho que desenvolvia em prol da leitura, voltei à promessa: escreveria um livro dedicado às duas Vitórias que havia encontrado no meu caminho literário em visita a escolas.
Estou, no presente momento, cumprindo a promessa a uma e a outra. O livro “Pinta uma história pra mim” que vem sendo programado na editora, com publicação prevista para maio, traz a força e a coragem da protagonista Vitória ao superar momentos difÃceis e temerosos.
A primeira Vitória – a de olhar triste e penetrante – continuará presa à minha memória. Mas estarei sempre na torcida por uma cartada do destino.
Já a segunda Vitória tem me acompanhado nas redes sociais, desde aquela data. É destaque nas minhas postagens e me presenteou com um vÃdeo recentemente. Logo terá o livro em mãos com dedicatória.
Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.
Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.