O segundo capÃtulo, em sequência, deve apresentar os fatores externos - os embates - que se opõem aos objetivos do protagonista. Em razão da sua questão essencial, de vencer, principalmente.
Em "Homem no escuro", o autor Paul Auster começa assim o romance, em seu primeiro parágrafo da obra:
"Estou sozinho no escuro, faço o mundo dar voltas dentro de minha cabeça, enquanto enfrento mais um ataque de insônia, mais uma noite branca no vasto deserto americano. No andar de cima, minha filha e minha neta estão dormindo em seus quartos, cada uma sozinha.
Miriam, de quarenta e sete anos, minha filha única, que dorme sozinha há cinco anos, e Katya, de vinte e três, filha única de Miriam, que antes dormia com um rapaz chamado Titus Small, mas Titus morreu e agora Katya dorme sozinha, com o coração partido."
Observe o quanto de dados o autor revela nas poucas linhas de um primeiro parágrafo. O leitor considera, de saÃda, qual o tema, o estilo e o tom da narrativa, inseridos em toda a obra.
Pelas observações do narrador em primeira pessoa, temos de antemão a presença da situação de conflito - a solidão está retratada.
E a morte - a neta dorme só e com o coração partido. O leitor aceita o convite para leitura de algo que se abre com tamanha força estilÃstica. E força narrativa, em especial.
O final da narrativa oferece ao leitor a oportunidade de participação na elaboração do
desfecho, usando do seu imaginário de leitor quanto a si mesmo, seus próprios desejos, valores e frustrações. É um final que deverá ter, no mÃnimo, transitado a partir do começo. Deixar tudo ou muito para a última página pode trazer incoerência e insatisfação ao leitor. O tempo, neste caso, será curto demais para resolver o conflito numa solução rápida e não convincente. Ou pior, para oferecer uma solução, no caso, mágica.
Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.
Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.