Resenha
O que sei de você
Elenilto Saldanha Damasceno
Claudio Varela, ator e professor, estreou como escritor com o livro de contos O que sei de você: histórias que poderiam ser suas . Produzido pela Editora Metamorfose, de Porto Alegre, a obra literária foi lançada em março, em Salvador. Tanto seu evento de lançamento, o qual presenciei, quanto sua recepção foram um sucesso, e a primeira edição do livro já se encontra esgotada.
A coletânea é constituÃda por quinze contos. Cada narrativa é precedida da indicação de uma composição musical. Essas canções, intencionalmente selecionadas pelo autor, estabelecem relações com os enredos das histórias e formam, também, uma interessante e sofisticada trilha sonora, uma “playlist” para leitoras e leitores adentrarem as portas da ambientação de cada narrativa. Os cenários retratados são similares, representam os espaços Ãntimos de residência pessoal e/ou familiar, mas despertam diferentes atmosferas e ambientações, à medida que a leitura nos torna observadores das personagens que ali convivem.
Todas essas histórias que poderiam ser nossas são apresentadas por intermédio de diálogos. O discurso direto prevalece, inclusive no conto “Queria não”, construÃdo como monólogo. A presença do discurso indireto, da voz de um narrador, é ocasional e atua, por vezes, como espécie de rubrica que apresenta algum elemento ou orientação relacionada ao contexto da cena.
Claudio Varela é ator, com formação e carreira no Teatro. Nota-se claramente, em sua escrita, personagens a interagirem através de diálogos elaborados com muita precisão, com a técnica apurada de quem conhece e se dedica à Dramaturgia, de quem compreende como um texto desperta o interesse e atinge a alma de quem o lê (ou assiste e escuta) e como um bom diálogo enriquece as personagens e valoriza a interpretação de artistas que as representem. No perÃodo em que atuava como revisor final do texto, essa era a minha percepção, uma vez que era tocado como leitor e também como espectador, pois cada conto atentamente lido se transformava mentalmente na materialização visual de uma cena. Posteriormente, o próprio Varela ratificou o acerto dessa recepção, ao confirmar que um de seus próximos projetos é representar a obra nos palcos.
Não só por sua qualidade literária, os textos são muito envolventes por abordarem emoções e apresentarem situações e histórias com as quais boa parte das leitoras e dos leitores tende a se identificar, em maior ou menor grau. Por isso, cria-se, de fato, essa impressão de que o autor revela o que sabe de nós, ou que suas histórias poderiam ser nossas. Essencialmente, são narrativas sobre relacionamentos humanos, sobre laços e distanciamentos, sobre encontros e desencontros, sobre diferentes relações afetivas representadas, de forma sensÃvel e sagaz, por meio de diálogos concatenados, muito inteligentes e precisos. Com essas caracterÃsticas, à s quais se soma a excelente representação da naturalidade da expressão oral nas situações cotidianas, a leitura da obra se torna fluida e envolvente. Essa é a fórmula do sucesso dessa ótima estreia de Claudio Varela, o qual tem sido confirmado pelas muitas manifestações e comentários apreciativos de leitoras e leitores.
Apontados todos esses aspectos positivos, concluo com a menção a mais dois detalhes para que, quiçá, despertem de vez o interesse pela leitura do livro de Claudio Varela em quem lê esta resenha. Além da temática principal da obra, o bem-humorado conto final, “Alô”, explicita um elemento composicional o qual pode ou ainda não ter sido compreendido na constituição da unidade na coletânea. Por fim, para atiçar ainda mais a curiosidade, a bela e agradável “playlist” organizada pelo escritor é disponibilizada, no final do livro, por intermédio de QR Codes para acesso no Deezer e no Spotify.
Enfim, “O que sei de você: histórias que poderiam ser suas” é dica certa de boa leitura e de boa música.
24/04/2023
Comentários:
Envie seu comentário
Preencha os campos abaixo.
Elenilto Saldanha Damasceno
Escritor, revisor, jornalista, editor e professor. Mestre em Letras/Estudos de Literatura e especialista em Literatura Brasileira (UFRGS), graduado em Letras e em Jornalismo (Unisinos). Participante do curso de formação de escritores e de oficina de revisão textual, preparação de originais e leitura crÃtica (Metamorfose).
Autor de "Curta ficção" (Metamorfose, 2023) e "Textos do Novo Testamento nas crônicas de Machado de Assis" (Dialética, 2021), obra finalista do Prêmio Ages 2022 na categoria não ficção. Autor de contos publicados nas coletâneas "Navalha, veneno, mistério" (Metamorfose, 2023), "Contos reunidos 2022" e "De volta aos anos 60" (Metamorfose, 2022), "Prêmio Off Flip de Literatura 2022: conto (Selo Off Flip, 2022), "A vida aqui não é fácil" e "Contos reunidos" (Metamorfose, 2021) e "Prêmio Off Flip de Literatura 2021: conto" (Selo Off Flip, 2021), nesta como finalista.
Revisor de "O que sei de você: histórias que poderiam ser suas", de Claudio Varela (Metamorfose, 2023) e "Olhos lilases", de Jonattan Rodriguez Castelli (Metamorfose, 2023).
Editor da revista Expressão Digital. Colunista nos sites Artistas Gaúchos, Escrita Criativa e na revista Paranhana Literário. Desde 2008, autor de artigos acadêmicos, artigos de opinião, crônicas, ensaios e resenhas publicados em jornais, revistas e sites.
Professor de LÃngua Portuguesa e de Literatura na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha e professor no curso de formação de escritores da Metamorfose.
Mais informações em http://www.eleniltodamasceno.com .
Colunas de Elenilto Saldanha Damasceno:
Selecione
A crÃtica, a historiografia e a prosa literária brasileira no século XIX (02/09/2024) Machado de Assis em minha vida (21/06/2024) Enquanto espero o troco do café, de Doralino Souza da Rosa (12/06/2024) Mikaia, de Taiane Santi Martins (01/02/2024) Olhos lilases (04/12/2023) Eu receberia as piores notÃcias dos seus lindos lábios (03/11/2023) A máquina de fazer espanhóis (01/09/2023) Crônica de uma morte anunciada (05/06/2023) O que sei de você (24/04/2023) Franco Moretti e a Literatura como sistema (22/03/2023) Considerações sobre o modelo hegemônico da historiografia literária brasileira (17/02/2023) Uma escuridão bonita (17/01/2023) A filha primitiva (16/12/2022) O Jesus de Saramago (16/11/2022) Cohab Goya (14/10/2022) O Modernismo na crÃtica de Alfredo Bosi (14/02/2022)
Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.