artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Resenha

Ausência na Primavera
Rosangela D. Rodrigues

Em uma das minhas idas a Biblioteca Pública da cidade onde moro, encontrei um livro intitulado Ausência na Primavera. Esse livro me surpreendeu, pois, até aquele momento eu não sabia, e penso que muitos não sabem, que a escritora de ficção mais vendida do mundo, de acordo com o Guinness Word Records, durante anos escreveu e publicou histórias dentro de um gênero literário diferente daquele em que é celebrada. Confesso que os seus livros, nunca haviam prendido a minha atenção, mas definitivamente me apaixonei por Ausência na Primavera, que considero uma das minhas melhores leituras e que me levou em busca dos outros cinco livros do mesmo gênero publicados por ela.

Ausência na Primavera, é um romance de trama simples, mas envolvente e profunda escrito por Agatha Christie e publicado em 1944 no crédito de Mary Westmacott. Mary Westmacott era Agatha Cristie, exercendo o seu inquestionável dom para o mistério, ao ocultar-se em outro nome. No período de quinze anos, ninguém soube que a autora dos seis romances não policiais: Entre dois Amores (1930), Retrato Inacabado (1934), Ausência na Primavera (1944), O Conflito (1948), Filha é Filha (1948) e O Fardo (1956), era, na verdade, a "Queen/Lady of Crime" - a Rainha/Dama do Crime.

Segundo historiadores, Mary Westmacott surgiu da decisão de Agatha Christie de mostrar a si mesma que o reconhecimento dos seus livros policiais não se devia a fama alcançada. E ela não só mostrou, como o fez, na minha opinião, de maneira brilhante.

Ausência na Primavera, conta a história de Joan Scudamore, uma mulher que vivia uma ilusão sobre si mesma, sobre o seu casamento, sobre a sua vida, até que, no retorno de uma visita à filha que morava em outro país, um imprevisto a obriga a permanecer sozinha em uma pousada no meio do caminho. Na solidão, Joan encontra consigo mesma e descobre, na reflexão de suas memórias, nos "pensamentos aterrorizantes, pensamentos perturbadores. Pensamentos que não se queria ter" (Christie, 2017, p. 93), a verdade sobre si e sobre a sua vida, a história real. No encontro com a verdade, Joan precisa decidir entre lidar com ela ou continuar a ignorar.

Ausência na Primavera é, segundo a própria Agatha Christie o seu livro predileto e, nas suas próprias palavras: "o livro que sempre quis escrever".

A leitura desse livro levanta questões reais da vida e nos leva a desejar uma boa roda de conversa e debate. Fica aqui a minha indicação para quem gosta de livros que nos fazem pensar.


Rosangela D. Rodrigues nasceu em Niterói, a Cidade Sorriso, no Rio de Janeiro. É técnica em administração. Há alguns anos tem feito voluntariado já tendo passado por Timor-Leste e agora está em Portugal. Ama livros e um bom café.


17/08/2023

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "531403" no campo ao lado.
 
  

 

  Resenhas

As resenhas pubicadas no portal Artistas Gaúchos são de inteira responsabilidade dos articulistas. Se você deseja enviar um texto, entre em contato com o editor do portal. Não é necessário estar cadastrado no portal para enviar resenhas e a veiculação ou não é uma escolha editorial.

editor@artistasgauchos.com.br


Colunas de Resenhas:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na