Resenha
Eu receberia as piores notÃcias dos seus lindos lábios
Elenilto Saldanha Damasceno
O romance "Eu receberia as piores notÃcias dos seus lindos lábios", do escritor paulista Marçal Aquino, tornou-se tema de muita discussão, há alguns meses, devido à exclusão da indicação de sua leitura para o vestibular da Universidade de Rio Verde, no interior de Goiás. Essa decisão foi fruto de polêmica promovida por um deputado federal goiano bolsonarista, incapaz de compreender e assimilar a liberdade de criação literária e de expressão artÃstica, o qual fez uma campanha de rechaço à obra por considerá-la pornográfica e pelo fato de o protagonista cultivar maconha no quintal de sua casa, para consumo próprio. Infelizmente, a instituição de ensino rendeu-se à repercussão dessa campanha que arrebanhou pessoas nas milÃcias digitais as quais, geralmente, não costumam ler textos literários. Assim, a maioria delas condenava um livro que não conhecia, e essa é a intenção principal de quem levantou a polêmica, que não se conheça e não se reflita sobre os temas retratados na narrativa, os quais revelam as contradições e a hipocrisia do pensamento polÃtico conservador e extremista avesso à democracia e à liberdade de expressão.
O romance divide-se em quatro partes, subdivididas em capÃtulos sem numeração nem tÃtulo. Com exceção da segunda parte, todas apresentam um narrador autodiegético, a personagem protagonista Cauby, um fotógrafo que sai de São Paulo e se instala em uma região amazônica no interior do Pará, onde o garimpo de ouro é a principal atividade econômica.
A primeira parte é intitulada "O amor é sexualmente transmissÃvel". O inÃcio da narrativa induz ao estabelecimento de relações com a abertura do romance "Crônica de uma morte anunciada", do escritor colombiano Gabriel GarcÃa Márquez, haja vista o narrador prenunciar a própria morte: "Não adianta explicar. Você não vai entender. Às vezes, como num sonho, vejo o dia da minha morte. É uma coisa meio espÃrita, um flash. E, embora a mulher não apareça, sei que é por causa dela que estão me matando". A mulher mencionada é LavÃnia, uma jovem de 24 anos, capixaba, mas que vive no Pará, casada com um pastor evangélico bem mais velho.
Já no segundo capÃtulo, é anunciado o violento contexto social nas regiões onde se desenvolve o garimpo. Um delegado convoca Cauby para fotografar corpos à beira de um barranco: "Os cadáveres estavam jogados num monte de lixo. Três caras. Tinham usado munição pesada neles. Principalmente na cabeça. Um negócio feio. [...] Havia um clima de guerra na cidade. E a mineradora jogava duro com seus adversários". Note-se que esse assunto voltou à tona nos anos recentes, em função do avanço do garimpo predatório e ilegal, inclusive em áreas de preservação ambiental e habitadas por povos originários. Aliás, no inÃcio deste ano, o Brasil e o mundo tomaram conhecimento da situação catastrófica e desumana em que viviam nativos ianomâmis em seu território invadido e devastado pelo garimpo ilegal.
O interesse por fotografia aproxima Cauby e LavÃnia e leva-os a um conflituoso relacionamento amoroso. Cauby descreve-a como uma personalidade "instável, com tendência para a ciclotimia"; talvez sofresse de transtorno dissociativo de identidade (TDI). LavÃnia "alternava fases de furor sexual com perÃodos de quase desinteresse". Cauby comenta que "existem duas mulheres dentro de LavÃnia. Uma era casada. CasadÃssima. Com um homem a quem chamavam de santo. Um homem exatos trinta e oito anos mais velho do que ela. A outra LavÃnia vinha me visitar. A bela da tarde".
Eis mais um tema inoportuno para o conservadorismo polÃtico em nosso paÃs, com forte base de sustentação no moralismo religioso. O marido de LavÃnia, Ernani, é "um sessentão charmoso e conservado", pastor de "gente simples e fervorosa" em uma denominação neopentecostal em "que não era incomum usarem pepitas para dar sua contribuição à igreja. O dÃzimo de um Deus à beira de um garimpo". O amante acredita que o marido traÃdo "também era obcecado por LavÃnia. Por metade dela, de certa maneira. Pela LavÃnia dócil, que ele ergueu da sarjeta e salvou. Da outra, que não conseguia compreender nem controlar, Ernani tinha medo".
A segunda parte, "Carne-viva", apresenta um narrador heterodiegético, o qual se detém na relação entre LavÃnia e Ernani, pela qual desenvolve a representação do pastor e de suas contradições. Conheceram-se em Vitória, no EspÃrito Santo. Ernani, já com 59 anos, enviuvou na mesma semana em que se aposentou. Entrou em depressão profunda, e a conversão foi a saÃda para seu abismo pessoal. Um ano depois, já era pastor. Ao acompanhar, na capital capixaba, a construção de mais um templo de sua denominação religiosa, conheceu LavÃnia em um ponto de prostituição próximo ao hotel em que se hospedou. Não houve nada entre eles, mas ao retornar para o hotel, "não tirava LavÃnia da cabeça. Pensava nela como uma criatura vulnerável, que tinha cruzado seu caminho pedindo ajuda por baixo de uma fantasia de meretriz. Acreditava ter captado um S. O. S. daquele espÃrito. Tinha obrigação de oferecer sua mensagem de conforto. Até então ele não havia pensado em LavÃnia como uma tentação fÃsica. Ernani sentia uma espécie de excitação espiritual". O transtorno dissociativo de identidade é inferido quando o narrador relata que "LavÃnia estava se drogando pesado na época. Não dispensava nada: pó, comprimido, erva, chá, o que pintasse. Só evitava as agulhas e o cachimbo de crack, tinha medo. Ficava dopada para aguentar o ruÃdo do mundo ao seu redor. E também porque a outra se aproximava, sua metade crespa. LavÃnia pressentia a tempestade: sentia-se irritada, melancólica, seu humor se tornava fosco. Uma forma aguda de TPM. Não conseguia ficar dentro de si nessas ocasiões, queria ausentar-se. Para não estar em casa quando a outra chegasse".
No segundo encontro, Ernani sentiu-se excitado. LavÃnia beijou-o. Não era a primeira vez que ele era assediado após se tornar pastor. "Com as crentes, se quisesse, não seria difÃcil. A confiança, assim como a fé, tem parentesco com a sedução. A maioria daquelas mulheres era casada e muitas recorriam ao pastor em busca de aconselhamento para rusgas conjugais. Não perdiam a oportunidade de embutir insinuações maliciosas nas conversas com ele". Observa-se, nesse trecho, que o narrador denuncia, indiretamente, a hipocrisia do moralismo patriarcal e religioso, outro tema que causa indignação a muitos indivÃduos religiosos travestidos de santarrões em nosso paÃs.
LavÃnia avançou mais, "o ardiloso Satã havia se apoderado daquele espÃrito vulnerável e agora se manifestava para tentá-lo". Ernani não resistiu. No outro dia, a moça mudou-se para o hotel e, dois meses depois, foi morar com ele em São Paulo, onde "os dirigentes da igreja faziam grandes planos para o futuro do pastor Ernani. Tinham acabado de obter do governo a concessão de um canal próprio de televisão, uma reivindicação antiga, atendida graças ao empenho em BrasÃlia da bancada que reunia deputados simpatizantes ou ligados à causa da igreja. [...] Pretendiam lançar Ernani como um dos telepastores". CaÃra nas graças do bispo, com o qual estivera "em meia dúzia de ocasiões. Numa delas, para celebrar a compra de um lear-jet. O bispo utilizava o aparelho em seus deslocamentos – a igreja mantinha unidades em quase todos os estados da federação". Exatamente aqui, nesse trecho, ficam evidentes dois motivos que devem suscitar ira na denominada bancada evangélica, a qual tem sido uma das bases de sustentação do conservadorismo e do extremismo polÃtico de direita em nosso paÃs, num conluio entre polÃticos e religiosos inescrupulosos para exploração da fé e da ignorância de seus fiéis para enriquecimento pessoal. Há, em nosso paÃs, uma legião de religiosos corruptos e de comunidades religiosas corrompidas.
A terceira parte do enredo, "Postais de Sodoma à luz do primeiro fogo", volta a ser narrada pela personagem protagonista, Cauby, e traz o desfecho dramático desse triângulo amoroso. A saúde mental de LavÃnia fica mais abalada ainda quando percebe que o amante se prepara para ir embora. Na despedida, "LavÃnia falou: Estou esperando um filho seu, Cauby". Nesse instante, ao receber a pior notÃcia de seus lindos lábios, ele questiona se o filho é mesmo seu. Ernani "não pode ter filhos, ela disse: Fez vasectomia quando virou pastor". Quando ela sai da casa de Cauby, arrasada, Ernani está ali à frente, à sua espera. Cauby observa que Ernani "estava cansado. Eu e LavÃnia também. No fundo, estávamos fartos de tudo aquilo e de ser quem éramos", pois "Somos criaturas do sexto dia, Ernani falava, uma jornada que, se pudesse, o Criador removeria de sua memória absoluta. A desgraça de Deus é não poder esquecer de nada".
Em seguida, LavÃnia desaparece. Semanas depois, Cauby recebe a visita de um investigador local, com uma notÃcia bombástica: "Mataram o pastor Ernani de madrugada, ele informou. Deram três tiros nele. [...] E a mulher tá sumida". A turba de fiéis fanáticos volta-se contra Cauby e faz justiça com as próprias mãos. "Naquela tarde, enquanto um bando de devotos da igreja me apedrejava num terreno baldio nos arrabaldes da cidade, num acampamento no meio do mato eram encontrados os corpos de cinco garimpeiros que andavam sumidos. Tinham sido chacinados. Os parentes e amigos trouxeram os cadáveres para a cidade, exibiram em praça pública. O fedor de decomposição empesteou tudo e perfumou a revolta geral. Houve ataques contra a mineradora, que reagiu com sua matilha de jagunços [...]. Os ataques contra a mineradora recomeçaram e vararam a madrugada. Puseram fogo numa draga. E depois no escritório e nos alojamentos da empresa". Eis a Sodoma amazônica em chamas. Cauby é punido, mas depois é dado como "inocente. Um pistoleiro paraibano detido pela polÃcia confessara a morte do pastor e implicara a mineradora no crime. Havia tempo acusavam Ernani de insuflar os garimpeiros com suas pregações inflamadas".
A parte final, "Poema escrito com bile", também apresentada pelo narrador autodiegético Cauby, revela o paradeiro de LavÃnia. "Por pudor de sua loucura, o pastor a internou num sanatório [...]. Ernani temia que ela afundasse de vez, que fechasse a porta à s suas costas. Que tentasse o suicÃdio. Por isso a internou. Tomou a decisão na manhã em que a recolheu, descalça e surtada, na porta da minha casa". LavÃnia "não respondia ao tratamento quÃmico. Então a submeteram a uma sessão de eletrochoque. Ela perdeu o filho. Abortou". Nesse dia, Ernani já estava sepultado.
Eis aqui mais um tema desconcertante para os conservadores de plantão. A internação de uma dependente quÃmica em um sanatório pelo pastor remete à realidade de tratamentos muitas vezes inadequados, realizados em instituições denominadas clÃnicas de reabilitação que seguem mais preceitos religiosos do que conhecimentos cientÃficos e tratamentos médicos, por pessoas as quais consideram distúrbios psÃquicos como problemas espirituais, e não como questões de adoecimento mental. Por fim, o aborto é o resultado da violência contra essa mulher, LavÃnia, em condições psÃquicas as quais a tornavam totalmente indefesa.
Não são apenas cenas de sexo, palavrões e uma plantação de maconha no quintal que escandalizam os "cidadãos de bem" a ponto de demonizarem um livro que sequer leram. Na realidade, o problema maior é que a obra, se lida, pode se transformar em um espelho para muitos deles. Acima de tudo, é por isso que é condenada e demonizada, pelo temor de que se perceba que muitos desses defensores da moral e dos bons costumes não são os "santos" que dizem ser. Assim, se explica por que um romance escrito em 2005 perturba tanto em 2023.
03/11/2023
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Elenilto Saldanha Damasceno
Escritor, revisor, jornalista, editor e professor. Mestre em Letras/Estudos de Literatura e especialista em Literatura Brasileira (UFRGS), graduado em Letras e em Jornalismo (Unisinos). Participante do curso de formação de escritores e de oficina de revisão textual, preparação de originais e leitura crÃtica (Metamorfose).
Autor de "Curta ficção" (Metamorfose, 2023) e "Textos do Novo Testamento nas crônicas de Machado de Assis" (Dialética, 2021), obra finalista do Prêmio Ages 2022 na categoria não ficção. Autor de contos publicados nas coletâneas "Navalha, veneno, mistério" (Metamorfose, 2023), "Contos reunidos 2022" e "De volta aos anos 60" (Metamorfose, 2022), "Prêmio Off Flip de Literatura 2022: conto (Selo Off Flip, 2022), "A vida aqui não é fácil" e "Contos reunidos" (Metamorfose, 2021) e "Prêmio Off Flip de Literatura 2021: conto" (Selo Off Flip, 2021), nesta como finalista.
Revisor de "O que sei de você: histórias que poderiam ser suas", de Claudio Varela (Metamorfose, 2023) e "Olhos lilases", de Jonattan Rodriguez Castelli (Metamorfose, 2023).
Editor da revista Expressão Digital. Colunista nos sites Artistas Gaúchos, Escrita Criativa e na revista Paranhana Literário. Desde 2008, autor de artigos acadêmicos, artigos de opinião, crônicas, ensaios e resenhas publicados em jornais, revistas e sites.
Professor de LÃngua Portuguesa e de Literatura na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha e professor no curso de formação de escritores da Metamorfose.
Mais informações em http://www.eleniltodamasceno.com .
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