Os trabalhos começam com uma apresentação musical que, dado meu atraso, perco. Entro no salão pouco antes dos convidados Valesca de Assis e Rubem Penz subirem ao palco e se juntarem ao mediador e idealizador, Marcelo Spalding, para mesa "Desbloqueio criativo e outros fantasmas do escritor iniciante".
A falta de tempo deve ser compensada com disciplina, principalmente na iminência de prazos, sugere Marcelo. Para ele, o demônio do bloqueio reside na possibilidade do não reconhecimento do trabalho, diante do impasse, sugere afastar-se do ego e manter-se produtivo.
Antes da pausa para o almoço, acompanho a entrega dos certificados de conclusão do curso de Formação de Escritores da Metamorfose. Vibro pelos colegas. Daqui uns meses, será minha vez.
Com músicas autorais e o bom e velho Legião Urbana, Fulano (não sei o nome) retoma os trabalhos da tarde. Depois do show, começa a mesa "Processo criativo e planejamento para escrita", com LetÃcia Wierzchowski e Bruna Tessuto, com a mediação de Marcelo.
Já Bruna, na escrita dos Bastidores de Emma, precisou "vomitar" a própria história para, só depois, conseguir lapidá-la. O processo de escrever autoficção exige desapego: "são duas histórias separadas: a realidade e a narrativa", diz. A última deve ocupar-se do leitor e do que "funciona", porque, na maioria das vezes, na vida real não há coerência, nem fechamento.
Um pequeno intervalo para autógrafos e convivência, nos aproxima. As trocas de contatos formam uma rede invisÃvel, capaz de nos fazer crescer individual e coletivamente. Juntos, voltamos para o salão beber direto da fonte.
"É como o Bezugo, a gente só deseja o que conhece", complementa Ana. Em sua trajetória, começou escrevendo sem o aporte teórico dos gêneros literários e, depois, mesmo com a carreira estabelecida, foi buscá-lo para melhorar ainda mais suas produções. Não importa por onde você começa a caminhar desde que, ao longo da jornada, colete todos os instrumentos necessários para evoluir.
Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.
Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.