artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

Digital para crianças
Jacira Fagundes

Livro digital já não é novidade para o comércio editorial. Editoras que até pouco tempo dedicavam-se ao livro impresso em papel com exclusividade, hoje se abrem para edições online e oferecem serviços de qualidade na área do digital, com os mesmos cuidados que dedicaram e dedicam aos impressos. Para o leitor adulto que tem o hábito formado de leitura, parece que o digital, ao apresentar o diferencial de peso, no caso, o baixo custo, cumpre o desafio a que se propõe: crescimento na propagação da leitura e aumento de vendas.

O que não muda muito a questão do baixo índice de leitura no país. Aposta na iniciativa, compra ou acessa gratuitamente, lê o livro digital aquele que se habituou a ler o livro impresso com acesso garantido através de compra ou empréstimo em bibliotecas. Mas isto não invalida o processo que ainda é lento e indeterminado, muito pelo contrário, o ato de ler – no papel ou na Internet – sempre será prova de enriquecimento individual e social, mesmo que privilegie em maior grau os já privilegiados.

Graças ao baixo custo, e pelo acesso indiscriminado à Internet, ainda assim, pode-se comemorar a presença de um expressivo grupo de jovens e adultos interessados em se familiarizar com a leitura, justo pela facilidade de acesso oferecida. 

Então o livro digital é considerado leitura a ser consumida pelo leitor jovem e adulto? E para o leitor em formação – a criança – o que vem sendo oferecido em termos de leitura no formato digital? A criança tem interesse voltado a sites de jogos e historinhas, aprecia vídeos com histórias  musicadas, assiste programas infantis de toda ordem na TV, nasceu na era digital e sabe usar o indicador com maestria para fazer funcionar todo eletro-eletrônico que lhe cai às mãos. Por que não há de apreciar a leitura num espaço tão seu conhecido?

É que o âmago da questão não reside no formato do livro – tela do computador ou no papel – mas sim em ensinar ou oportunizar ambiente para que a criança aprenda a apreciar a leitura e forme o hábito pela vida afora. Nisto o adulto está falhando – família em grande parte, e escola, no percentual de responsabilidade que lhe compete.

O mercado editorial parece estar atento à questão vista por este ângulo e mais uma vez alcança a oportunidade de “mais leitura” ao público infantil, oferecendo literatura infantil de qualidade no espaço eletrônico.

É momento de pais mediadores e professores mediadores dividirem impressões e emoções no encontro com fadas, bruxas, animais que falam, amiguinhos de aventura, este mundo lúdico e imaginário em que as crianças crescem e aprendem com as histórias que moram nos livros.

O mundo dos livros se amplia com a presença do digital, para encantamento também das crianças.


Jacira Fagundes
Escritora
www.jacirafagundes.com
http://historiasquepintam.blogspot.com


03/10/2011

Compartilhe

 

Comentários:

Parabéns Jacira!!´E muito bom e gratificante poder participar deste novo projeto e graças a tua iniciativa, estamos tendo esta oportunidade.
Bjs Lavinia
Lavinia Thys, Porto Alegre-RS 04/10/2011 - 14:55
Jacira, parabéns pela realização desse primeiro livro digital O caminho é esse!
thereza christina jacob, Porto Alegre 04/10/2011 - 12:03
Gosto de imaginar os olhinhos flamejantes, clicando para descobrir a fantasia e o encanto. Que o livro digital alcance aqueles cantinhos pobres, das escolas de lata, ou favelas, para enriqueceer a mente dos novos brasileirinhos que aí estão!
thereza christina jacob, Porto Alegre 04/10/2011 - 11:59

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "025111" no campo ao lado.
 
  

 

  Resenhas

As resenhas pubicadas no portal Artistas Gaúchos são de inteira responsabilidade dos articulistas. Se você deseja enviar um texto, entre em contato com o editor do portal. Não é necessário estar cadastrado no portal para enviar resenhas e a veiculação ou não é uma escolha editorial.

editor@artistasgauchos.com.br


Colunas de Resenhas:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na