artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Música

Jobim, Mendes e Teló
Bruna Repetto

Fim de férias, últimos dias de verão, e o hit da estação tem um nome, o sertanejo Michel Teló. O mês de fevereiro também teve grandes premiações da música e do cinema, com uma contribuição rica da música brasileira marcando presença. Mas, nem de longe o tradicionalismo venceu a massa, e muita gente no Brasil nem soube dos gringos Grammy ou Oscar.

Michel Teló não é ficção, com o seu “ Ai se eu te pego” marcou não só território nacional como deu um grande passo na sua carreira internacional. São quase 100 milhões de visualizações no YouTube, o que leva ao título de música brasileira mais acessada da história do site, sétimo vídeo musical mais visto no mundo e primeiro lugar nas paradas do iTunes em países como Itália, Espanha, Bélgica e Holanda. A versão em inglês tem uma tradução literal “ Oh, If I catch you” que não tem o mesmo sentido da versão brasileira, mas o que importa é fazer render o hit e tornar a música ainda mais forte durante o verão.

Do outro lado, a festa do Grammy deste ano, que premia os artistas da música, teve destaque brasileiro com a homenagem póstuma à carreira de Tom Jobim, e recentemente a indicação ao Oscar de Sergio Mendes, compositor brasileirio radicado nos EUA há mais de cinco décadas, na categoria melhor canção com a música "Real in Rio", composta por ele, Carlinhos Brown e Siedah Garret para a animação "Rio". De um lado o gosto popular e a melodia “grude” do outro o tradicional, rico melodicamente e harmonicamente, tornando o samba e a bossa nova algo genuinamente original, e extremamnete valorizado no exterior. Por aqui, o que se escuta é o batidão, a repetição, a possibilidade de poder reproduzir e se sentir capaz de dançar, cantar e imitar um padrão em alta nacionalmente. Não que a simplicidade e a repetição sejam ruins, na verdade são aspectos que tornam uma canção marcante, mas o encanto nacional desse “grude melódico” ainda é um fenômeno que não se explica.

A escassez de indicados resulta de recentes mudanças no formato do Oscar, respondendo às críticas de que canções medíocres estavam sendo selecionadas, então supostamente o Brasil estava entre os dois únicos merecedores a melhor canção original, infelizmente não ganhamos o prêmio, mas mostra que a velha guarda do samba e da bossa nova ainda tem muita força nos EUA.

Jobim, com sua “Garota de Ipanema”, Mendes com sua “Mais que Nada” e Teló com a “Ai se eu te pego”, todos fizeram sucesso com estas canções. Mendes soube entender o mercado americano e fazer boas parcerias, assim como Jobim, mestre indiscutível com inspiração clássica, elevou a música brasileira nos anos 60 a dimensões internacionais. Teló soube remodelar um forró com o seu pop setanejo e assim parece entender a juventude das baladas.


06/03/2012

Compartilhe

 

Comentários:

olha... chamar aquela música do CB de rica melodica e harmonicamente... fica complicado... é um remendo de samba abaianado... horrível... bjao
eduardo, poa/rs 23/03/2012 - 14:51

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "035004" no campo ao lado.
 
  

 

  Bruna Repetto

Bruna Repetto é cantora, compositora e jornalista. Gaúcha de Porto Alegre, Bruna se interessou desde cedo por música. Aos 5 anos, já passava as tardes cantando na casa de uma vizinha pianista. Aos 18 anos, iniciou seus estudos de canto erudito e fez parte do coral da OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Em 2000, Bruna viajou para Boston – EUA para estudar jazz na renomada universidade Berklee College of Music. De volta ao Brasil, terminou a faculdade de jornalismo na universidade PUCRS e mudou-se para São Paulo. Em 2006, graduou-se em música pela Faculdade Souza Lima & Berklee e foi convidada para lecionar canto no Conservatório de Música Souza Lima. Em 2010, depois de oito meses de trabalho como produtora, compositora e intérprete, lançou seu álbum de estréia chamado Em Movimento. Além do trabalho autoral, Bruna compõe trilhas sonoras e material publicitário. Recentemente, a cantora gravou com o violonista e compositor da Bossa Nova, Roberto Menescal, um álbum lançado no Japão. Como jornalista cultural, faz colaborações para o Jornal do Brasil e Zero Hora. É idealizadora do curso Música:hobby, profissão ou negócio? Tudo o que você sempre quis saber e não tinha a quem perguntar. Em 2011, lança seu primeiro livro pela Edipuc, chamado Quando a música entra em cena. Atualmente, está em produção do seu próximo projeto musical.

brunamr@hotmail.com
www.brunarepetto.com/
www.facebook.com/pages/Bruna-Repetto/207586755949882?ref=hl


Colunas de Bruna Repetto:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque

Carreira de Escritor

Escrevendo para redes sociais


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações