artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

Oficina de criação literária
Suely Braga

Em dois mil e onze fiz uma oficina de criação literária com o escritor Alcy Cheuiche, em Osório.

Éramos um grupo de dezesseis participantes com componentes do Litoral Norte: Osório, Imbe, Tramandaí, Capão da Canoa, Pinhal e Palmares do Sul. Um grupo heterogêneo. A maioria já escritores, com livros publicados e alguns que nunca participaram de oficinas literárias. Teve a duração de meio ano, de maio a novembro, realizada na Câmara dos Vereadores, todas às sextas-feiras, à tarde.

O escritor Alcy usou um método que agradou a todos.Cada participante escolheu um personagem para trabalhar com ele até o final da oficina.Escrevíamos um conto em aula com tema escolhido por ele e depois todos liam o seu trabalho.Em casa, fazíamos um conto também com tema escolhido por ele, o qual era lido na aula seguinte.Ele não criticava ninguém e todos aplaudiam os contos dos colegas.

Achei muito interessante, porque não inibiu, nem bloqueou ninguém. Todos se sentiam empolgados e esperavam com ansiedade a próxima sexta-feira.

Através de sua fala mansa e simpatia, seu espírito alegre e brincalhão nos ensinava as técnicas entremeadas de histórias, algumas muito engraçadas.

Disse “ele:” temos que escrever para o leitor. No momento em que o escritor publica o livro, este não é

mais dele ,mas dos leitores.” Nos ensinou o processo criativo. Escrever com emoção.Sem emoção não se faz nada.Tem que deixar a inspiração fluir, sem se preocupar com os erros de ortografia.Não interromper o processo criativo.

Disse “ainda, o que não é novidade, que:” todas as artes estão interligadas: a literatura, o teatro, o cinema, a pintura, a escultura, a dança, a música. O escritor é uma artista. A ciência sem arte não pode existir.Toda arte tem ciência, assim como toda ciência tem arte. O escritor é um contador de histórias. As “histórias orais, os contos, que na infância ouvimos de nossos pais e avós têm uma imensa influência no escritor.” Até nos mandou escrever um conto de um fato que marcou nossa infância.

“O conto é imaginação. As palavras primas do conto são: ambiente, personagem e ação. Devemos usar os cinco sentidos: boca (gosto),nariz ( olfato –cheiros), mãos e pés(impressões táteis).

O “romance, o conto, a crônica, o teatro, o cinema tudo passa pelo escritor..”

Só nas últimas semanas da oficina escolhemos três contos para serem publicados na Coletânea. Junto com ele fizemos as correções. Claro que depois o material foi para o revisor.

A Coletânea “Os ventos do mar e da lagoa.” foi lançada na 26ª Feira do Livro de Osório, dia quatro de dezembro, com sessão de autógrafos e com distribuição gratuita dos exemplares. No início de fevereiro, dia quatro, foi lançada na XII Feira de Tramandaí e dia doze de fevereiro lançada na 3ª Feira do livro de Atlântida Sul, praia pertencente ao município de Osório.

Fiz várias oficinas com outros escritores, mas para mim essa foi a melhor.


13/03/2012

Compartilhe

 

Comentários:

Também participei de uma oficina com Alcy. Fiquei surpreso com a minha capacidade de transformar idéias em textos. Até então, tudo era muito difícil, talvez pela falta do habito em escrever, ou por não saber colocar os fato e as palavras nos lugares certos. Melhorei muito e até arrisco escrever para algum concurso.
Oldemar santos, caçapava do sul 10/06/2015 - 15:37
Gostei do texto pois mostra o quanto se torna interessante o convívio numa oficina e mais ainda quando reune pessoas de diferentes lugares. Esse pode ser um diferencial que enriquece a experiencia.
"Os ventos do mar e da lagoa", já tem online?
Déa Maria Elizeire Bremermann, Porto Alegre-RS 22/03/2012 - 13:24

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "231211" no campo ao lado.
 
  

 

  Resenhas

As resenhas pubicadas no portal Artistas Gaúchos são de inteira responsabilidade dos articulistas. Se você deseja enviar um texto, entre em contato com o editor do portal. Não é necessário estar cadastrado no portal para enviar resenhas e a veiculação ou não é uma escolha editorial.

editor@artistasgauchos.com.br


Colunas de Resenhas:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na