artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Helton Cenci

 torne-se fã desse artista

Helton Cenci (nome literário), filho de catarinense, neto e bisneto de gaúchos, nasceu em Dr. Camargo, Paraná em 1972. É Licenciado em Geografia. Já frequentou cursos de graduação em Administração, Letras Português/Francês e Secretariado Executivo Trilíngue Português/Francês/Espanhol, os quais não chegou a concluir. Atualmente trabalha como servidor público do Poder Judiciário Federal em cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre. É pós-graduado em Direito do Trabalho e pós-graduando em Língua Portuguesa. Participou de vários concursos literários, tendo sido premiado em alguns deles nas modalidades conto, novela e romance. Possui um romance infanto-juvenil publicado pela editora carioca Multifoco em 2009, o qual foi lançado durante a IV Feira do Livro de Capão da Canoa no litoral gaúcho. Em 2004 publicara um romance de fantasia épica que depois retirou de circulação e que está sendo reescrito para uma futura publicação. No momento, encontra-se no prelo outro romance infanto-juvenil, que foi premiado algumas vezes em concursos literários para textos inéditos. Tem ainda alguns contos publicados em antologias. Possui os diplomas DELF-1, DELF-2 e DALF da Aliança Francesa atestando fluência na língua. É estudante autodidata de tradução em língua francesa e espanhola. É editor do blogue "Leitura & Literatura: Arte de Escrever" [http://hrcenci.blogspot.com], onde publica regularmente textos traduzidos dos grandes mestres sobre a arte de escrever e narrar.


Cidade Porto Alegre
E-mail hrcenci@ymail.com
Site hrcenci.blogspot.com

 

Mais informações

PREMIAÇÕES RECEBIDAS

1º lugar - XVIII Concurso Nacional de Contos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari, PR, Brasil, em 1996.

Menção Honrosa - Concurso "Ary de Lima" de Contos, promovido pela Academia de Letras de Maringá, PR, Brasil, em 2002.

Publicação em Antologia - "Concurso UNIVAP 2003 - Antologia de Contos", promovido pela Universidade do Vale do Paraíba, SP, Brasil, em 2003.

Finalista com Medalha de Prata - "Premio Letterario Internazionale MAESTRALE - SAN MARCO/Marengo d’Oro - Ottava edizione", Itália, em 2004, na modalidade romance, categoria autores estrangeiros.

Menção Honrosa no II Concurso Nacional de Literatura Revelação do III Milênio, promovido pela Prefeitura Municipal de Caçu, Go, Brasil, em 2004, na modalidade conto.

2º lugar - IV CONCURSO LITERÁRIO "PRÊMIO CLEBER ONIAS GUIMARÃES", promovido pelo Conselho Comunitário de São Paulo, SP, Brasil, em 2004, na modalidade conto.

1º lugar (ex aequo) - IV Prêmio Brito Broca de Literatura de Guaratinguetá, promovido pela Prefeitura de Guaratinguetá, São Paulo, Brasil, em 2004, na modalidade conto.

Menção Honrosa - IV Prêmio Brito Broca de Literatura de Guaratinguetá, promovido pela Prefeitura de Guaratinguetá, SP, Brasil, em 2004, na modalidade conto.

Menção Honrosa - Concurso Prêmios Literários Cidade do Recife, promovido pela Secretaria de Cultura da Cidade do Recife, PE, Brasil, em 2004, na categoria Prêmio Lucilo Varejão para o melhor livro de ficção (novela).

Menção Honrosa - Primeiro Concurso Internacional de Literatura Vitavision, promovido pela Vitavision Audiovisual Ltda, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, em 2008, na modalidade livro.

2º lugar - Concurso Literário Internacional Prêmio Cidade de Conselheiro Lafaiete, promovido pela Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette, MG, Brasil, em 2008, na modalidade romance.

1º lugar - Concurso Internacional de Literatura da União Brasileira de Escritores (UBE-RJ) em 2009 na Categoria Literatura Infanto-Juvenil (Prêmio Monteiro Lobato).

Selecionado para antologia de contos no 8º Concurso de Contos promovido pelo Instituto Popular de Arte e Educação (IPDAE) e Biblioteca Leverdógil de Freitas, de Porto Alegre, em 2009.



 Cadastre-se como seguidor desse artista

Prestigie seu artista favorito.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF: /
 
  


 

A presença de Helton Cenci no portal é um oferecimento de: