artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Uili Bergamin
Uili Bergamin
Clique nas imagens para ampliá-las
Clique para ampliar Clique para ampliar Clique para ampliar

 torne-se fã desse artista

Autor do Livro de Contos "O Sino do Campanário", adaptado para o cinema, da novela "Cela de Papel" e da coletânea de poemas "Do Útero do Mundo", Uili é um dos maiores representantes da novíssima literatura gaúcha. Vencedor de dezenas de prêmios nacionais e internacionais, tem como característica um texto preciso, inovador e instigante. Vencedor de dezenas de prêmios literários, Uili escreve resenhas para a Revista Acontece Sul e ministra palestras sobre literatura em Feiras do Livro e escolas de todo o estado. Ministra palestras, oficinas literárias e rodas de leitura em escolas e Feiras do Livro de todo o estado. Colabora para jornais e revistas da região da Serra Gaúcha.


Cidade Caxias do Sul
Celular 54-9167-8970
E-mail uilib@bol.com.br
Site www.uilibergamin.blogspot.com

 

Mais informações




As Obras

O Sino do Campanário
Coletânea de contos e obra inaugural do autor, este foi o livro de ficção mais vendido da Feira do Livro de Caxias do Sul - 2005. Adaptado para o cinema, teve estreia em 2007 com ótima recepção. Com um texto polêmico e questionador, Uili nos faz refletir sobre nossas crenças, verdades e dogmas. A obra vem sendo adotada como leitura complementar obrigatória por escolas de diversas cidades


Cela de Papel
Segundo título do autor, esta obra também ficou entre as mais vendidas da Feira do Livro de Caxias do Sul - 2006. Novela fragmentada, com nuance autobiográfica, Cela de Papel é uma fantasiosa alegoria sobre a arte da leitura. Tudo aqui é metalinguagem. Inovador para nossos padrões, temos aqui um prato cheio para os amantes da literatura de invenção. Um texto implicitamente autobiográfico e escandalosamente literário.


Do Útero do Mundo
Publicado em dezembro de 2007, este livro compila toda a obra do autor escrita em versos. Impiedosos e intensos, luminosos e sombrios, a maioria dos poemas que compõem a obra já obteve alguma premiação literária. Do Útero do Mundo vem sendo muito elogiado pelos leitores e também pela crítica.

Contos de Amores Vãos
Publicado em 2011 e contemplado via LIC Federal, contêm vinte textos independentes, vários deles premiados em concursos nacionais, que versam sobre um aspecto inusitado do amor: sua impossibilidade de plenitude e a frustração que isso acarreta. A sensação de incompletude se faz presente em cada página, sem enfeites ou demagogias. Os contos transitam entre o realismo e o realismo fantástico. Também no formato os textos fogem do convencional, alternando formas narrativas. Pela temática e pelo estilo, estes contos causam estranheza e arrebatamento, objetivo primordial de qualquer obra literária de valor.

A Ilha Mágica
Conto juvenil ilustrado por Karen Basso e premiado nacionalmente, A Ilha Mágica foi lançado em abril de 2011. Fábula romântica, repleta de elementos fantásticos, simbologias e referências à grandes obras universais do gênero, o livro é um convite para um encontro com o desconhecido, em busca de um objetivo maior. Nesta jornada Rocinante é um navio que atravessa mares, e seus tripulantes, fidalgos doentes de amor em busca de uma Dulcinéia oculta, encontram uma terra habitada por acontecimentos e criaturas estranhas, que os levarão a importantes descobertas sobre si mesmos.

Tetraedro
Quatro cronistas caxienses unem seus diferentes estilos de abordar o gênero literário crônica em um livro que reúne 48 textos (12 de cada autor), em uma iniciativa literária diferente em Caxias do Sul. Lúcio Humberto Saretta, Marcos Fernando Kirst, Tiago Sozo Marcon e Uili Bergamin assinam em parceria a antologia que sai sob o selo da Editora do Maneco. Com apresentação assinada pelo escritor porto-alegrense Luís Augusto Fischer, a obra oferece ao leitor quatro estilos diferentes de exercitar a crônica, um dos gêneros mais apreciados pelos leitores brasileiros, presente na maioria dos jornais e revistas de norte a sul do Brasil. A crônica do cotidiano, a crônica filosófica e de discussão, a crônica de personagens e de costumes e a crônica esportiva ganham as páginas de “Tetraedro”, cujo título evoca a figura geométrica de quatro lados como uma metáfora para a união literária do quarteto de autores. Além de proporcionar prazer de leitura na fruição dos variados estilos, a obra fornece também um panorama geral sobre o gênero, que pode servir de ilustração didática nos momentos em que o tema é colocado em debate, especialmente em sala de aula.



 Cadastre-se como seguidor desse artista

Prestigie seu artista favorito.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF: /
 
  


 

A presença de Uili Bergamin no portal é um oferecimento de: