artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia


Walmor Santos lança romance sobre Contestado

A Guerra do Contestado – conflito armado entre a população cabocla e o poder estadual e federal nos estados do Paraná e Santa Catarina no começo do século XX – foi um dos mais importantes movimentos sociais do país. Com narrativa ágil e fluente, Walmor Santos recria o universo da época enfocando o aspecto religioso e messiânico do conflito. CONTESTADO acaba de sair da gráfica da Editora Record e chega às livrarias no dia 27 de março.

 

 

Após 15 anos de pesquisa, Walmor Santos encarou o desafio de redigir um extenso romance sobre um fato histórico que há tempos o fascinava, como escritor catarinense: a Guerra do Contestado, conflito armado entre a população cabocla e o poder estadual e federal nos Estados do Paraná e Santa Catarina no começo do século XX.

Na primeira parte de CONTESTADO, com o subtítulo O poder da fé, o autor enfoca o aspecto religioso e messiânico do que afirma ter sido um equivocado conflito entre o catolicismo caboclo e o ortodoxo. Tendo como pano de fundo um dos mais importantes movimentos sociais do país, a história perpassa da figura histórica do frei Rogério Neuhaus para a personagem ficcional de Marcolino, um menino do mato que se vê dividido entre ser puro como são Francisco ou entregar-se à experiência carnal com Mariana, a caingangue que o enfeitiça.

Ao longo do romance, Walmor Santos arrola os enganos históricos que se deram na chamada Guerra do Contestado: uma guerra inútil, a população vivendo à míngua nos latifúndios da erva-mate, o maquiavélico problema dos limites entre os Estados de Santa Catarina e Paraná, a fundação de cidades santas, a crendice e o misticismo em conflito com a Igreja Católica, a miséria. Oprimidas e ignorantes, as populações envolvidas buscam, ingenuamente, um modo de fugir da crueza da vida real. Como reação, negam as relações sociais impostas e são impiedosamente massacradas.

Uma das poucas obras que retratam este importante conflito, CONTESTADO vai agradar estudantes, professores e todos aqueles que se interessam pela História do Brasil.

 

Nascido em Santa Catarina e residente em Porto Alegre, o ex-presidente da Associação Gaúcha de Escritores Walmor Santos é proprietário da WS Editor, uma pequena empresa que se dedica a lançar novos escritores e a levá-los às escolas. Autor dedicado aos públicos infantil, juvenil e adulto, teve várias de suas obras premiadas. Em 2001 foi indicado ao Prêmio Jabuti pela novela A noite de todas as noites.

 

 

 

Mais informações sobre Walmor Santos

 

A presença de Walmor Santos no portal é um oferecimento de:

Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na