artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia


"No tempo das charqueadas" por Manoel Soares Magalhães

O escritor e jornalista Manoel Soares Magalhães inaugurou dia 25 último mostra individual no gênero naïf chamada “No tempo das charqueadas”, que se estenderá até o dia 15 de setembro no Corredor Arte do Hospital Escola UFPel/FAU, à Rua Professor Araújo, 538, das 7h às 22h.

Discípulo da artista plástica Carmen Garrez, precursora da arte ingênua no Rio Grande do Sul, Manoel vem pintando desde 2008, e o resultado é a reconstituição da atividade saladeril em Pelotas.

Em dezoito trabalhos, na técnica acrílica sobre tela, em tamanhos variados, o artista retrata a época de ouro de Pelotas, período em que a atividade saladeril era fonte de riqueza do pelotense.

Seu trabalho, entretanto, não deseja mostrar tão-só a opulência de Pelotas, mas revelar o sonho de espiritualização dos negros, evocando o sincretismo religioso para escapar da opressão do branco escravocrata. “No tempo das charqueadas”, portanto, revela-se ingênua e, ao mesmo tempo crítica, levando à necessária reflexão acerca de um período opulento e ao mesmo tempo cruel da vida dos pelotense no século XIX.

Manoel Soares Magalhães tem cinco livros publicados: Guerra Silenciosa – livro-reportagem; Dois Textos Marginais – contos; O Abismo na Gaveta – romance; O Homem que Brigava com Deus – romance; Vampiros - romance. Também escreve para teatro e cinema.

Em 1982 ganhou o Prêmio João Simões Lopes Neto – gênero teatro, e em 2005, no mesmo Prêmio – gênero contos, foi finalista com o conto A Mosca, publicado na antologia de Contos João Simões Lopes Neto. Como jornalista trabalhou no Diário Popular, Pelotas; no Diário Catarinense, Florianópolis. Viajou pelo país como free-lance, vendendo reportagens para vários jornais brasileiros na temática ecológica. Atualmente Manoel é colunista do site Amigos de Pelotas.

 

Mais informações sobre Manoel Magalhães

 

A presença de Manoel Magalhães no portal é um oferecimento de:

Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na